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  • Name

    Adérito Fernandes Marcos
  • Role

    External Research Collaborator
  • Since

    01st April 2016
Publications

2022

Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia

Authors
Fernandes Marcos, A; Morgado, L; Alexino Ferreira, R;

Publication
Revista de Estilos de Aprendizaje

Abstract
A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes. 

2020

A projeção mural multimédia como formação cultural e democrática no espaço público

Authors
Fernandes-Marcos, A; Perez, P; Fernandes-Marcos, A;

Publication
Texto Digital

Abstract
A projeção mural multimédia é hoje comumente utilizada para fins puramente publicitários ou lúdicos, de entretinimento, no âmbito de eventos que convoquem grandes aglomerados de públicos, sendo menos usual os fins culturais e educacionais. Neste artigo vamos apresentar, analisar e discutir o recurso à projeção mural multimédia em espaços públicos, com objetivos educacionais, formação cultural e de interpelação artística, tomando como tema do conteúdo projetado a própria arte contemporânea e o pensamento crítico que lhe está associado. O artigo toma como base de reflexão os cenários de arte experimental do projeto "+ PROJECTION AC - Projeção da arte contemporânea no espaço público” e suas múltiplas instanciações em diversos locais onde a projeção mural multimédia foi colocada em prática.

2019

Tele-Media-Art: Feasibility Tests of Web-Based Dance Education for the Blind Using Kinect and Sound Synthesis of Motion

Authors
Dias, JR; Penha, R; Morgado, L; da Veiga, PA; Carvalho, ES; Fernandes Marcos, A;

Publication
INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY AND HUMAN INTERACTION

Abstract
Tele-media-art is a web-based asynchronous e-learning platform, enabling blind students to have dance and theatre classes remotely, using low-cost motion tracking technology feasible for home use. Teachers and students submit dance recordings augmented with sound synthesis of their motions. Sound synthesis is generated by processing Kinect motion capture data, enabling blind students to compare the audio feedback of their motions with the audio generated by the teacher's motions. To study the feasibility of this approach, the authors present data on early testing of the prototype, performed with blindfolded users.

2019

Virtual Tutor: A Case of Study in University Aberta

Authors
Carvalho, E; Marcos, A;

Publication
DIGITAL SCIENCE

Abstract
The project VIRTUAL TUTORING - the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education, is an ongoing project, with the main goal of analyzing the pedagogic impact of an anthropomorphic user interface on a typical distance learning environment targeted to support online higher education. It implies the development of 3D rigged avatars that should perform typical online tutor activities. The virtual tutor should mimic a human tutor, being a kind of emphatic interface between the student and the course module in Moodle. But more than this, the virtual tutor should give support in the learning process of the student, working as much as a guide inside the contents offered by the e-learning course. This paper gives an overview of the project present development status.

2019

Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal

Authors
Mucheroni, ML; Carvalho, ES; Marcos, AF;

Publication
Revista Espaço Pedagógico

Abstract
O ensino e aprendizagem da programação de computadores em ambiente e-learning constitui uma área que tem vindo a atrair um interesse crescente tanto por parte das universidades de ensino em rede como pelos investigadores do e-learning. Aprender a programar computadores requer o desenvolvimento de raciocínio lógico da parte do estudante, enquanto aprende a dominar as potencialidades de uma determinada linguagem de programação, a construir estruturas de dados e a desenvolver uma estratégia de resolução de problemas pela sua divisão e modularização em problemas mais simples de mais fácil conquista. Adicionalmente importa que o estudante desenvolva competências de trabalho em grupo, de estudo individual com elevados níveis de concentração para realizar trabalho de revisão e depuração de código fonte. O ensino on-line de programação de computadores é constituído por estes aspetos, exigindo um elevado grau de interação entre estudantes e destes com o professor. Neste artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e propostas concretas de estratégias de implementação do ensino e aprendizagem da programação de computadores, de nível universitário, explorando o método de “design” de instruções como uma abordagem do diálogo, uma adaptação da taxonomia de Bloom, com base na experiência e no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal.