Cookies Policy
The website need some cookies and similar means to function. If you permit us, we will use those means to collect data on your visits for aggregated statistics to improve our service. Find out More
Accept Reject
  • Menu
Presentation

CIBlend07

PORQUÊ UM WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA PARA A COMUNIDADE?

O objectivo deste workshop é produzir um texto estimulante sobre assuntos actuais e futuros que sejam relevantes para a IC e que este produza impacto na área e prática da investigação num futuro próximo. Gostaríamos de trabalhar juntos de modo a desenvolver uma contribuição profunda neste ramo, usando para isso as nossas perspectivas multidisciplinares nos mais variados sectores. Com isto, um dos nossos objectivos é criar pontes entre teoria e prática.

DOCUMENTAÇÃO DE GRUPO:

Tornou-se um hábito tentar documentar os eventos sobre informática para a comunidade à medida que estes vão acontecendo, usando para isso ferramentas online (normalmente um wiki). Tomámos consciência de que este processo necessita de um melhor planeamento e distribuição de tempo para que assim possamos desenvolver suficientemente a ideia online antes do evento ter lugar. Esta documentação será composta por uma combinação de artigos revistos pelos nossos pares e submetidos antes do evento. Para além disso, da documentação fará parte também aquilo que escrevemos em conjunto durante o evento.

RESULTADOS:

Num primeiro momento, os resultados do workshop aparecerão num wiki. A intenção é obter um produto final revisto pelos nossos pares (que será depois publicado no Journal of Community Informatics), assim como outras contribuições individuais ao nível de artigos.

O QUE FOI FEITO ATÉ AGORA:

O workshop irá continuar o processo que foi iniciado em vários eventos, incluindo o workshop On the Move Community Informatics, que teve lugar em Montpellier no ano de 2006, o Wiki de “Big Questions”, desenvolvido na Conferência Prato do mesmo ano e o workshop na Open University em 2005. É provável que documentação adicional seja acrescentada após a Conferência Prato 2007 Community Informatics.

Ver Wikis anteriores:
1 COMINF06 na OTM2006
2 Prato 2006
3 Open University 2005

ESTE EVENTO:

Desta vez, o evento será dedicado na íntegra (incluindo preparações online) à concepção, preparação e execução de uma sessão online de escrita em grupo. Estamos a pedir a todos aqueles que queiram participar no workshop que se comprometam a escrever um artigo de pelo menos 2000 palavras. Para além disso, gostaríamos que trabalhassem em grupo e submetessem críticas aos trabalhos dos colegas. Pedimos também que, após o evento em si, os participantes continuem a trabalhar online de modo a poderem assim finalizar e documentar a contribuição do grupo. Para poderem participar, necessitarão de um portátil equipado com sistema wireless. As conferências serão dadas maioritariamente em inglês, mas traduções para outras línguas serão bem-vindas, caso os participantes se comprometam a prepará-las.

Se gostava de participar na conferência, por favor contacte Larry Stillman (larry.stillman@infotech.monash.edu.au). Os lugares são limitados. Deve registar a sua intenção de participar e colaborar até ao dia 8 de Setembro de 2007. Deverá fornecer um estudo de caso ou descrição de um assunto por escrito. Para além disso, deve ser capaz de criar a ordem de trabalhos “in situ”. A partir daqui, seleccionaremos os tópicos que iremos abordar. Durante estes dias, os tópicos seleccionados serão trabalhados e apresentados num wiki. Mesmo que não tenha uma ideia original sua, pode trabalhar com outras pessoas nos tópicos se assim o desejar, na condição de se comprometer a seguir esta forma de trabalho.

Envie, por favor, um resumo de 200-250 palavras sobre o tema que deseja abordar. Se deseja entregar um trabalho para ser revisto pelos seus pares (até 5000 palavras), é necessário também um resumo desse mesmo trabalho.

TÓPICOS POSSÍVEIS

1. Compreensão e prática de comunidade na informática para a comunidade: o que é isso afinal?

2.  A prática e a teoria da tecnologia para a comunidade

3.  Redes de comunidades e criação de redes

4. Qual o significado da tecnologia para a comunidade? Apropriação de tecnologia apropriada

5. Investigação e prática participativas e informática para a comunidade

6. Tecnologias da Informação e das Comunicações ( TIC) como ferramentas, espaços e processos para o desenvolvimento e aprendizagem nas comunidades

7. Exclusão social e habilitação das comunidades – qual o papel das TIC?

8. O género /a incapacidade /o estranho/ o multicultural na informática para a comunidade

9. A relação entre desenvolvimento informático e informática para a comunidade

10. Top down (descendente), bottom up (ascendente) ou será esta uma dança horizontal?

11. Disciplinas académicas e informática para a comunidade: haverá alguns limites?

12. Testando teorias na informática para a comunidade

13. Prática da avaliação e informática para a comunidade

14. Estudos de caso e histórias que descrevem problemas importantes

15. A prática e/ou teoria da mudança

16. A economia da informática para a comunidade

17. Haverá alguma diferença entre informática social e informática para a comunidade?

18. Como ensinar informática para a comunidade: aos alunos de TI (Tecnologias da Informação)? Aos estudantes de desenvolvimento de comunidades? A profissionais? A outros?

CUSTOS, LOCALIZAÇÃO, VIAGEM:

Iremos apenas pedir uma modesta contribuição para as despesas de alimentação durante o dia. Para além disso, haverá outros eventos que só terá de pagar se assistir. Quanto ao alojamento no Porto, o Hotel Ibis Porto oferece preços razoáveis.
(http://www.accorhotels.com/accorhotels/fichehotel/gb/ibi/3227/fiche_hotel.shtml).
Deverá fazer as suas próprias reservas e os custos das viagens, vistos, etc. são da responsabilidade do participante. O INESC Porto tem um acordo com o Hotel Ibis S. João, o que permite oferecer um custo de alojamento mais baixo. Se pensa lá ficar, pode contactar Marta Oliveira via e-mail mio@inescporto.pt ou então ligar +351222094317. Não nos é possível oferecer apoio financeiro por presença.

O INESC Porto é uma instituição que foi criada para constituir uma interface entre o mundo académico, o mundo da indústria e serviços e também entre a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica, dedicando-se a actividades de investigação e desenvolvimento, transferência de tecnologia, consultoria e formação avançada. (Ver: www.inescporto.pt; versão inglesa: http://www2.inescporto.pt/ip-en/about-us).

Informações sobre o Porto, viagens, turismo
Frases portuguesas úteis

ORGANIZAÇÃO:

Peter Day – School of Computing, Mathematical and Information Sciences, Universidade de Brighton, Reino Unido

António Lucas Soares – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e INESC Porto, Porto, Portugal (Presidente da sessão)

Larry Stillman – Centre for Community Networking Research, Faculdade de TI, Universidade Monash, Austrália

Beverly Trayner – Eudaimonia, Unipessoal Lda, Portugal

Details

Details

  • Start

    27th November 2007
  • Contact Name

    Marta Oliveira