Conference | Living with Technology: Innovation in Education
Introduzir o pensamento computacional no ensino obrigatório em Portugal é fundamental para preparar os jovens para os desafios e oportunidades do mundo atual. É igualmente fundamental que a computação, enquanto elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares, seja ensinada ao longo de 12 anos de escolaridade e devidamente alicerçada na criatividade, na língua materna, na capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da linguagem matemática e no conhecimento da história.
Para debater o tema, a ENSICO e com o apoio da APDC junta na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, num formato híbrido, um conjunto de oradores nacionais e internacionais com vasta experiência nas áreas da educação e das ciências da computação e que exercem as suas atividades nos meios culturais, científicos, académicos e empresariais. Os debates serão divididos por três painéis: um primeiro, focado no ensino das ciências da computação e na formação de professores; um segundo focado na revisão e no desenho curricular; e, um último, focado no impacto económico e social produzido pela incorporação do ensino da computação no ensino obrigatório.
Serão três debates que visam proporcionar aos participantes uma ampla visão sobre como devemos capacitar a atual e a próxima geração de professores e educadores, verdadeiros pilares e agentes transformadores das sociedades e do mundo. Esta é uma reflexão a não perder. E para isso convidamos os especialistas em educação e pedagogia, encarregados de educação e a sociedade civil em geral para se juntar a esta iniciativa.
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