IROS 2010 - Workshop sobre Robôs e Expressões Musicais
A Música é, indiscutivelmente, a forma mais popular de expressão sonora para o Homem e uma ocupação nuclear da actual sociedade tecnológica. É, portanto, natural que os robôs se tornem, cada vez mais, nossos parceiros e que estes interajam connosco em ambientes onde estão presentes sons musicais. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer para que os robôs sejam capazes de analisar, sintetizar e compreender ou mesmo associar expressão e emoção aos sons.
O processamento de descrições musicais de alto nível a partir de sinais áudio é um dos maiores objectivos da comunidade que trabalha com a Recuperação de Informação Musical (Music Information Retrieval – MIR). Então, a produção de modelos computacionais com tais comportamentos de alto nível, inserida em plataformas robóticas, pede novas linhas de investigação na fronteira entre a Robótica e Recuperação de Informação Musical. Este é, precisamente, o objectivo deste Workshop, que promove trocas científicas ao mais alto nível entre os investigadores nas áreas da Robótica, Recuperação de Informação Musical e Ciência Cognitiva.
O Workshop constitui, assim, uma plataforma para a discussão da mais avançada tecnologia no âmbito da robótica musical, promovendo a colaboração internacional entre os investigadores participantes e o desenvolvimento/troca de plataformas robóticas/software e ferramentas gratuitas.
Fabien Gouyon, colaborador da Unidade de Telecomunicações, é o representante do INESC Porto na organização deste Workshop.
Para mais informação, nomeadamente sobre a submissão de papers, clique aqui.