Beyond the AI hype: Balancing Innovation and Social Responsibility
Os detalhes completos deste evento estão atualmente a ser finalizados.
Junte-se a nós no dia 4 de julho para uma palestra com a Professora Virginia Dignum, uma das principais especialistas em IA Responsável, que irá explorar o complexo panorama do desenvolvimento e implementação da IA. Este evento terá lugar na sede do INESC TEC (Auditório A).
Tópicos principais:
- Avanços recentes em IA: modelos fundacionais, transformadores e modelos de grande linguagem (LLMs)
- O elemento humano na IA: responsabilidade e tomada de decisão
- Considerações éticas e dilemas na IA
- Conceber sistemas de IA tendo em conta os valores e o bem comum
- Regulamentação e governação como catalisadores da inovação
- O imperativo da IA responsável para o desenvolvimento futuro
Este seminário é ideal para investigadores, profissionais e estudantes de IA, ciências informáticas, ética, elaboração de políticas e domínios conexos. Qualquer pessoa interessada no desenvolvimento e na aplicação responsáveis das tecnologias de IA encontrará na apresentação do Professor Dignum informações valiosas.
Sobre a oradora:
Virginia Dignum é Professora de Inteligência Artificial Responsável na Universidade de Umeå, na Suécia, e associada à TU Delft, nos Países Baixos. É a directora do WASP-HS, o Programa Wallenberg sobre Humanidades e Sociedade para IA, Sistemas Autónomos e Software, o maior programa nacional de investigação sueco sobre investigação multidisciplinar fundamental do impacto social e humano da IA. É membro da Academia Real Sueca de Ciências da Engenharia e membro da Associação Europeia de Inteligência Artificial (EURAI). A sua investigação atual centra-se na especificação, verificação e monitorização de princípios éticos e sociais para sistemas autónomos inteligentes. Está empenhada nos esforços de política e sensibilização para o desenvolvimento e utilização responsáveis da IA, como membro do Grupo de Peritos de Alto Nível da Comissão Europeia em Inteligência Artificial, da Parceria Global em IA (GPAI), do Conselho Global de Inteligência Artificial do Fórum Económico Mundial, líder das orientações da UNICEF para a IA e as crianças, do Comité Executivo da Iniciativa IEEE sobre Design Eticamente Alinhado e como membro fundador da ALLAI, a Aliança Holandesa de IA. O seu livro "Responsible Artificial Intelligence: developing and using AI in a responsible way" foi publicado pela Springer-Nature em 2019. Estudou na Universidade de Lisboa e na Universidade Livre de Amesterdão e tem um doutoramento em Inteligência Artificial pela Universidade de Utrecht em 2004.