CIBlend07
PORQUÊ UM WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA PARA A COMUNIDADE?
O objectivo deste workshop é produzir um texto estimulante sobre assuntos actuais e futuros que sejam relevantes para a IC e que este produza impacto na área e prática da investigação num futuro próximo. Gostaríamos de trabalhar juntos de modo a desenvolver uma contribuição profunda neste ramo, usando para isso as nossas perspectivas multidisciplinares nos mais variados sectores. Com isto, um dos nossos objectivos é criar pontes entre teoria e prática.
DOCUMENTAÇÃO DE GRUPO:
Tornou-se um hábito tentar documentar os eventos sobre informática para a comunidade à medida que estes vão acontecendo, usando para isso ferramentas online (normalmente um wiki). Tomámos consciência de que este processo necessita de um melhor planeamento e distribuição de tempo para que assim possamos desenvolver suficientemente a ideia online antes do evento ter lugar. Esta documentação será composta por uma combinação de artigos revistos pelos nossos pares e submetidos antes do evento. Para além disso, da documentação fará parte também aquilo que escrevemos em conjunto durante o evento.
RESULTADOS:
Num primeiro momento, os resultados do workshop aparecerão num wiki. A intenção é obter um produto final revisto pelos nossos pares (que será depois publicado no Journal of Community Informatics), assim como outras contribuições individuais ao nível de artigos.
O QUE FOI FEITO ATÉ AGORA:
O workshop irá continuar o processo que foi iniciado em vários eventos, incluindo o workshop On the Move Community Informatics, que teve lugar em Montpellier no ano de 2006, o Wiki de “Big Questions”, desenvolvido na Conferência Prato do mesmo ano e o workshop na Open University em 2005. É provável que documentação adicional seja acrescentada após a Conferência Prato 2007 Community Informatics.
Ver Wikis anteriores:
1 COMINF06 na OTM2006
2 Prato 2006
3 Open University 2005
ESTE EVENTO:
Desta vez, o evento será dedicado na íntegra (incluindo preparações online) à concepção, preparação e execução de uma sessão online de escrita em grupo. Estamos a pedir a todos aqueles que queiram participar no workshop que se comprometam a escrever um artigo de pelo menos 2000 palavras. Para além disso, gostaríamos que trabalhassem em grupo e submetessem críticas aos trabalhos dos colegas. Pedimos também que, após o evento em si, os participantes continuem a trabalhar online de modo a poderem assim finalizar e documentar a contribuição do grupo. Para poderem participar, necessitarão de um portátil equipado com sistema wireless. As conferências serão dadas maioritariamente em inglês, mas traduções para outras línguas serão bem-vindas, caso os participantes se comprometam a prepará-las.
Se gostava de participar na conferência, por favor contacte Larry Stillman (larry.stillman@infotech.monash.edu.au). Os lugares são limitados. Deve registar a sua intenção de participar e colaborar até ao dia 8 de Setembro de 2007. Deverá fornecer um estudo de caso ou descrição de um assunto por escrito. Para além disso, deve ser capaz de criar a ordem de trabalhos “in situ”. A partir daqui, seleccionaremos os tópicos que iremos abordar. Durante estes dias, os tópicos seleccionados serão trabalhados e apresentados num wiki. Mesmo que não tenha uma ideia original sua, pode trabalhar com outras pessoas nos tópicos se assim o desejar, na condição de se comprometer a seguir esta forma de trabalho.
Envie, por favor, um resumo de 200-250 palavras sobre o tema que deseja abordar. Se deseja entregar um trabalho para ser revisto pelos seus pares (até 5000 palavras), é necessário também um resumo desse mesmo trabalho.
TÓPICOS POSSÍVEIS
1. Compreensão e prática de comunidade na informática para a comunidade: o que é isso afinal?
2. A prática e a teoria da tecnologia para a comunidade
3. Redes de comunidades e criação de redes
4. Qual o significado da tecnologia para a comunidade? Apropriação de tecnologia apropriada
5. Investigação e prática participativas e informática para a comunidade
6. Tecnologias da Informação e das Comunicações ( TIC) como ferramentas, espaços e processos para o desenvolvimento e aprendizagem nas comunidades
7. Exclusão social e habilitação das comunidades – qual o papel das TIC?
8. O género /a incapacidade /o estranho/ o multicultural na informática para a comunidade
9. A relação entre desenvolvimento informático e informática para a comunidade
10. Top down (descendente), bottom up (ascendente) ou será esta uma dança horizontal?
11. Disciplinas académicas e informática para a comunidade: haverá alguns limites?
12. Testando teorias na informática para a comunidade
13. Prática da avaliação e informática para a comunidade
14. Estudos de caso e histórias que descrevem problemas importantes
15. A prática e/ou teoria da mudança
16. A economia da informática para a comunidade
17. Haverá alguma diferença entre informática social e informática para a comunidade?
18. Como ensinar informática para a comunidade: aos alunos de TI (Tecnologias da Informação)? Aos estudantes de desenvolvimento de comunidades? A profissionais? A outros?
CUSTOS, LOCALIZAÇÃO, VIAGEM:
Iremos apenas pedir uma modesta contribuição para as despesas de alimentação durante o dia. Para além disso, haverá outros eventos que só terá de pagar se assistir. Quanto ao alojamento no Porto, o Hotel Ibis Porto oferece preços razoáveis.
(http://www.accorhotels.com/accorhotels/fichehotel/gb/ibi/3227/fiche_hotel.shtml).
Deverá fazer as suas próprias reservas e os custos das viagens, vistos, etc. são da responsabilidade do participante. O INESC Porto tem um acordo com o Hotel Ibis S. João, o que permite oferecer um custo de alojamento mais baixo. Se pensa lá ficar, pode contactar Marta Oliveira via e-mail mio@inescporto.pt ou então ligar +351222094317. Não nos é possível oferecer apoio financeiro por presença.
O INESC Porto é uma instituição que foi criada para constituir uma interface entre o mundo académico, o mundo da indústria e serviços e também entre a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica, dedicando-se a actividades de investigação e desenvolvimento, transferência de tecnologia, consultoria e formação avançada. (Ver: www.inescporto.pt; versão inglesa: http://www2.inescporto.pt/ip-en/about-us).
Informações sobre o Porto, viagens, turismo
Frases portuguesas úteis
ORGANIZAÇÃO:
Peter Day – School of Computing, Mathematical and Information Sciences, Universidade de Brighton, Reino Unido
António Lucas Soares – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e INESC Porto, Porto, Portugal (Presidente da sessão)
Larry Stillman – Centre for Community Networking Research, Faculdade de TI, Universidade Monash, Austrália
Beverly Trayner – Eudaimonia, Unipessoal Lda, Portugal