EWOFS 2010 – Fourth European Workshop on Optical Fibre Sensors
A fibra óptica revolucionou o mundo das comunicações ao ditar o desaparecimento dos fios de cobre e abrir caminho para a circulação da informação tal como a conhecemos hoje. Este é o tema do encontro EWOFS 2010, que decorre entre 8 e 10 de Setembro. São 250 os peritos oriundos de 25 países que vêm a Portugal discutir o futuro dos sensores em fibra óptica.
O EWOFS’2010 pretende ser um fórum de discussão dos últimos avanços e das tendências futuras no sector dos sensores de fibras ópticas. Em cima da mesa está o papel que pode ser desempenhado pela fibra óptica (e pela optoelectrónica no geral) nos desafios do novo milénio: o envelhecimento da população, a eficiência energética, as mudanças climáticas, a sociedade do conhecimento e a segurança pública.
A ilustrar o vigor desta indústria estará uma exposição técnica onde empresas que operam neste domínio apresentarão os seus produtos mais recentes. Para além das portuguesas FiberSensing, Multiwave Photonics e MRA Instrumentação, a exposição conta com a participação da Oz Optics (Canadá - Patrocinador Gold), Acreo (Suécia), Ibsen Photonics (Dinamarca), IX Fiber (França), Luna Technologies (EUA), NP Photonics (EUA), AMS Technologies (Alemanha), Smart Fibres Ltd (Reino Unido) e Vytran (Reino Unido).
O EWOFS 2010 conta com o apoio da FCT (Fundação para a Ciência e para a Tecnologia), da Reitoria da Universidade do Porto, do QREN (ON2), do Porto Cidade de Ciência e do INESC Porto.