INESC Brussels Hub Winter Meeting 2025
A INESC Brussels Hub Winter Meeting 2025 vai decorrer no dia 6 de março, de 2025, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até dia 1 de março, aqui.
Este ano, o evento será dedicado ao alinhamento das estratégias europeias e nacionais para a sustentabilidade, governança e financiamento das infraestruturas de investigação e tecnológicas (RTIs).
Nesse sentido, o dia 6 de março será um momento de reunião entre responsáveis políticos europeus e nacionais, gestores de infraestruturas de investigação e tecnologia e representantes de agências de financiamento, num encontro que pretende estimular o debate sobre o panorama político em evolução e a identificação de modelos estratégicos de investimento para as RTIs.
O evento terá ainda um momento de workshop, a decorrer durante a tarde, para avaliação de necessidades no sistema de governança e financiamento das infraestruturas.
Para além do debate sobre políticas nacionais e europeias de investigação e inovação, será também um dos momentos de celebração dos 40 anos do INESC TEC.
Agenda: (disponível para download aqui)
Manhã: Sessão aberta de alto nível – Política, governação e financiamento para RI e TI
Objetivo: Discutir as políticas europeias e nacionais em evolução para as Infraestruturas de Investigação e Tecnologia, os seus modelos de governação e estruturas de investimento.
09:15-09:45 Boas-vindas e considerações iniciais
- Representante da Universidade do Porto (a confirmar)
- João Claro (Presidente e CEO do INESC TEC)
- Ana Paiva (Secretária de Estado da Ciência)
09h45–11h15 Diálogo Político de Alto Nível: Alinhamento das Estratégias de Infraestruturas da UE, Nacionais e Regionais
- Dominik Sobczak (Chefe Adjunto de Unidade, RTD.E1, Comissão Europeia) – Perspetiva da UE e apresentação do Relatório do Grupo de Peritos em Infraestruturas Tecnológicas (EGTIs) (janeiro de 2025)
- Elena Hoffert (Vice-Presidente do ESFRI – European Strategic Forum on Research Infrastructures) – A Análise do Cenário da RI, papel e futuro das RI, Roteiro do ESFRI 2026. O Caso Francês – A política francesa para as RI (TBC)
- Madalena Alves (Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
- Silvia Garcia (Membro do Conselho Executivo, ANI – Agência Nacional de Inovação)
- Ricardo Simões (Responsável pela Inovação, CCDR-Norte – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal)
Moderador: Arlindo Oliveira (Presidente da INESC Holding)
11h15–11h45 Coffee Break e Networking
11h45–12h45 Fortalecimento do ecossistema de RI e TI: governação, sustentabilidade e estratégias de financiamento
Painel de discussão com decisores políticos europeus, gestores de infraestruturas e agências de financiamento
Temas principais: Alinhamento multinível, ITR e ecossistemas de I&I, ITR e competitividade, ITR no FP10
- Bertrand Bouchet (Diretor da Representação da CEA na UE)
- Ana Teresa Freitas (Coordenadora de Tecnologias de Vida e Saúde, INESC ID)
- Ana Portugal Melo (Diretora Executiva do MIRRI)
Moderador: José Carlos Caldeira (Consultor do Presidente do INESC TEC)
Resumo e encerramento: Inês Lynce (Presidente do Comité de Gestão do INESC Brussels HUB, Presidente do Conselho de Administração do INESC ID)
13h00–14h30 Almoço de Networking
Tarde: Workshop de Avaliação de Necessidades (em parceria com o Projeto RITIFI)
Objetivo: Validar as lacunas críticas e as necessidades de financiamento para as RI e TI, promovendo a colaboração e as sinergias intersetoriais.
Moderadores: Sophie Viscido (Technopolis) e Ricardo Migueis (INESC Brussels HUB)
14:30–14:45 Introdução e Visão Geral da Metodologia
Sessão rápida de explicação dos objetivos e metodologia interativa
14:45–15:15 Apresentação dos Resultados:
Avaliação das necessidades - Síntese das lacunas e desafios identificados
- Consulta Mentimeter (feedback ao vivo do participante)
15:15–16:15 Painel de estudo de caso
Principais estudos de caso - Apresentações curtas sobre as necessidades de infraestruturas, financiamento e sustentabilidade
- Líderes de estudos de caso selecionados e especialistas externos
15:45–16:00 Coffee Break e Networking
16:00–17:15 Discussão interativa: Abordagem das necessidades e recomendações políticas
- Sessão Mentimeter: Priorizar as necessidades
- Discussões em grupo: os grupos discutem áreas-chave: Financiamento, Governação, Colaboração Transfronteiriça
- Consolidação final das recomendações
17h15–17h30 Encerramento e Próximos Passos
Mais informações aqui.