Workshop “A Arte e os Negócios”
Módulo 1 - Da ideia ao conceito
Do potencial conceptual da arte emerge a importância de concretizar os recursos que permitem a uma ideia tornar-se um ativo de negócio. Ao tentar romper fronteiras com o pré-estabelecido, é necessário apresentar um conceito forte e, ao mesmo tempo, de o vestir com uma dimensão inovadora.
Este módulo pretende instigar os formandos a procurarem o conceito do seu negócio, a defini-lo e a prepará-lo para demonstrar o seu potencial inovador/criativo, abrindo não só espaço à reflexão, como à confrontação e discussão
Partindo do caso prático de um Festival de Cinema serão discutidas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas no mercado criativo e a importância de se manter o conceito e de como o comunicar. Este módulo conta com Ricardo Moreira (Economista, Gestor cultural e criativo) como formador.
Módulo 2 - Insight Criativo – A coreografia do Plano de negócios
O que é um plano de negócios? Para que serve? O que se ganha em fazê-lo? Entre os palcos e a realidade, abordar-se-á um instrumento empresarial através de uma partitura e com a ajuda da dança serão dados os primeiros passos na coreografia de cada empresa. O segundo módulo será liderado também por Ricardo Moreira e ainda por Vera Santos (Coreógrafa).
Os dois módulos têm a duração de um dia (das 9h às 13h e das 15h às 19h) e contam com um número limite de 20 participantes (cada). A participação é gratuita.
Este Workshop tem financiamento de:
CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
ON.2 – O Novo Norte
QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional