HASLab participa no Verão no Campus 2018
Computação sem Fronteiras, atividade organizada para a 10ª edição do programa Verão no Campus da Universidade do Minho pelo Departamento de Informática, em colaboração com o HASLab, contou com a participação de 26 alunos.
17 setembro 2018
Todos os anos, esta atividade tem por objetivo iniciar alunos do ensino secundário na análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Dessa forma, os alunos experimentaram a aliciante tarefa de programar um computador para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomaram contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da Universidade do Minho.
Os 26 participantes da Computação Sem Fronteiras, oriundos de várias escolas secundárias do norte do país, tiveram a oportunidade de iniciar a semana com a linguagem de programação Haskell, através da resolução de problemas de complexidade crescente até, por exemplo, o das Torres de Hanoi.
Os alunos observaram ainda o funcionamento de várias máquinas calculadoras dos anos 50-60 e verificaram como, entretanto, se converteram em software. Além disso, tiveram a oportunidade de abordar a área da Criptografia e dos Sistemas Distribuídos, bem como o software em Robótica e a Computação Quântica.