INESC TEC desenvolve algoritmo de previsão eólica probabilística para a EDP Renováveis
O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC iniciou, no mês de junho, um projeto de consultoria de I&D para a EDP Renováveis sobre previsão eólica.
01 julho 2016
O principal objetivo do projeto é desenvolver novos modelos estatísticos de previsão, para o dia seguinte, da incerteza associada à produção eólica. Estes modelos são baseados em ensembles meteorológicos (múltiplas previsões meteorológicas) gerados pelo modelo físico global do European Centre for Medium Range Weather Forecasts (ECMF).
O projeto irá desenvolver uma nova técnica estatística que combina regressão linear de quantis (modelos de regressão) no Reproducing Kernel Hilbert Space (RKHS) com técnicas de computação paralela e aprendizagem em tempo real. O resultado final será um modelo de previsão probabilística operacional e validado para dois parques eólicos na Roménia.
Além da participação do CPES, está ainda prevista a subcontratação da UPM - Universidad Politécnica de Madrid. A equipa de investigação que participará na execução do projeto é liderada por Ricardo Bessa e conta com Laura Cavalcante, Carla Gonçalves, e Cristóbal Gallego da UPM.
Os investigadores INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo a esta instituição.