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Artigo

Sistemas de gestão de IDI promovidos por INESC Porto e UPIN

O INESC Porto e a Universidade do Porto Inovação (UPIN) organizaram um ciclo de workshops com o objetivo de sensibilizar as empresas nacionais para a mais-valia da implementação de sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Além da divulgação, aprendizagem e discussão, esta parceria tem uma componente de consultoria associada à realização de ações de diagnósticos às práticas de Gestão das atividades de IDI de empresas portuguesas bem como apoio à sua implementação.

16 maio 2011

O projeto insere-se no âmbito do GAPI 2.0 - Gabinetes de Valorização do Conhecimento pela promoção do Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Industrial, projeto apoiado pelo Sistema de Incentivos a Ações Coletivas (SIAC) do Programa Operacional Fatores de Competitividade do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Um dos objetivos do GAPI 2.0 é a promoção de uma campanha de divulgação dos sistemas de gestão de IDI (SGIDI), sensibilização para a certificação de IDI e incentivo à implementação desses SGIDI em empresas portuguesas. Para a concretização dos objetivos, a UPIN recorreu aos serviços de consultoria da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto.

Neste âmbito foram realizados cinco workshops sobre os seguintes temas: “identificação e classificação das atividades de IDI”, “práticas de inovação aberta”, “criatividade nas organizações” e “casos práticos na implementação de sistemas de gestão de IDI”. Os workshops tiveram lugar entre abril de 2010 e março de 2011.

Segundo fonte da UPIN, a parceria com o INESC Porto apresentou bons resultados. “As empresas aderiram aos workshops que contaram, em média, com 21 participantes vindos de empresas de variados setores de atividade. As iniciativas de divulgação originaram até ao momento seis diagnósticos de IDI a empresas realizados pelo INESC Porto, estando actualmente a iniciar-se uma implementação de um SGIDI apoiado pelo INESC Porto”, salienta a mesma fonte.

Concluída a fase de diagnósticos está agora a ser implementado um sistema SGIDI na Cerealis Produtos Alimentares, detentora da marca Milaneza.

Fonte: BIP 115