O INESC TEC desenvolveu um mecanismo que usa dados para transmitir recomendações voluntárias aos consumidores e, assim, reduzir ou aumentar consumos consoante a necessidade da rede. As sugestões chegam através de aplicações móveis e Portugal não ficou de fora.
03 dezembro 2024
Sistemas de EnergiaTrês dias. 15 mil especialistas na área da energia. Mais de 700 expositores. Centenas de sessões e debates sobre digitalização, descentralização e descarbonização. Os números impressionam, mas o impacto gerado pela Enlit Europe é difícil de contabilizar. O INESC TEC voltou a marcar presença no maior palco mundial de energia e inovação tecnológica, para apresentar as suas soluções tecnológicas para o setor. Vamos descobrir?
05 novembro 2024
InstitucionalO projeto InterConnect levou o conceito de interoperabilidade para dentro de casa e deu a consumidores residenciais a possibilidade de contribuírem para uma rede elétrica mais resiliente. Uma ferramenta composta por um gestor de energia e por uma aplicação móvel tornou isso possível. O resultado? Mais participação, menos carga na rede em momentos de picoe “redução da intensidade do carbono produzido”.
31 outubro 2024
Sistemas de EnergiaO INESC TEC aderiu à Big Data Value Association (BDVA), uma organização europeia que promove a investigação, o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de Big Data num ecossistema sustentável e inovador. Trata-se de um importante passo para o instituto, permitindo ampliar o impacto e a visibilidade da sua investigação em diferentes projetos, como foi o caso do InterConnect.
04 outubro 2024
Sistemas de EnergiaCinco formações, cinco temas: ao longo de vários meses, o ciclo de webinares “Transição Energética Sustentável na Agricultura”, organizado pelo INESC TEC, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e com o apoio dos parceiros do projeto Tools4AgriEnergy, vai abordar temas como a introdução de sistemas fotovoltaicos na agricultura, robótica e IoT, eficiência energética e economia circular e ainda novos modelos de negócios e a descarbonização. O primeiro encontro online acontece no dia 16 de outubro, às 14h00.
02 outubro 2024
InstitucionalUm dos elementos essenciais na descarbonização do setor energético é o armazenamento de energia, uma vez que torna possível integrar, em larga escala, a produção de energia gerada através de fontes renováveis. No entanto, os desafios tecnológicos ainda são muitos. É, para responder a questões como estas, que surge o projeto SINNOGENES, que está a explorar diferentes formar de armazenar energia, entre as quais o armazenamento térmico, muito relevante, por exemplo, para que se consiga descarbonizar a indústria.
21 junho 2024
Sistemas de EnergiaChama-se SMHYLES o projeto europeu que vai desenvolver e demonstrar novos sistemas híbridos de armazenamento de energia, à escala industrial, baseados em água e sal. O INESC TEC é um dos 16 parceiros deste projeto de cerca de 6M€ e vai apoiar a conceção, implementação e demonstração de um sistema de armazenamento híbrido composto por uma bateria à base de sal e de um supercondensador à base de água, na ilha Graciosa (Açores).
07 março 2024
Sistemas de EnergiaPortugal respondeu ao apelo da Comissão Europeia para criação de edifícios e redes elétricas digitais e interoperáveis na Europa. Os trabalhos foram liderados pelo INESC TEC durante quatro anos e meio, dispondo, para isso, de 36 milhões de euros de orçamento e de 50 parceiros, desde fabricantes de equipamentos, a instituições de investigação, a operadores da rede de distribuição elétrica, a fornecedores de internet-das-coisas e TIC, a comercializadores e consumidores finais. No fim? Um conjunto de resultados inovadores que vão permitir a consumidores residenciais e edifícios ser interoperáveis, quer isto dizer, sem precisarem de estarem dependentes de um fabricante de equipamentos específico para que dispositivos, sistemas e utilizadores interajam de forma transparente e sustentável. Tudo isto no âmbito do projeto europeu InterConnect.
07 março 2024
Sistemas de EnergiaA Chubu Electric Power Co., Inc. (CEPCO), uma das maiores empresas do setor elétrico do Japão, esteve de visita ao INESC TEC, para conhecer as soluções que o Instituto tem vindo a desenvolver e os projetos que tem em curso na área dos sistemas de energia, com destaque para soluções focadas na transição energética. A delegação, acompanhada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), visitou ainda o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e de Veículos Elétricos do INESC TEC.
04 março 2024
InstitucionalChama-se TwinEU e é um dos maiores consórcios, até à data, no âmbito do programa de financiamento Horizonte Europa. São 20M€, 75 parceiros, de 15 países, entre os quais o INESC TEC. O objetivo? Desenvolver um digital twin do sistema elétrico para toda a Europa, de modo a permitir uma gestão e planeamento ótimos do sistema elétrico em cenários com elevada integração de produção renovável e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novos modelos de negócio (relacionados, por exemplo, com a flexibilidade do sistema elétrico) que contribuam para alcançar as metas europeias de neutralidade carbónica.
05 fevereiro 2024
InstitucionalOs Operadores de Sistemas de Distribuição contam com um novo conjunto de aplicações inovadoras, que os vão ajudar não só na operação e planeamento da rede de distribuição, mas também na negociação de novos serviços de flexibilidade em diferentes plataformas de mercado. Este é um dos principais resultados do projeto EUniversal, no âmbito do qual foi ainda desenvolvida uma interface aberta, a UMEI - Universal Market Enabling Interface, que facilita a interação entre os operadores e os novos mercados de flexibilidade.
15 janeiro 2024
InstitucionalJustino Rodrigues, investigador do INESC TEC, foi o grande vencedor do prémio REN 2023, na categoria melhor tese de doutoramento, na área de energia. Na sua tese, desenvolvida no Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e orientada por dois investigadores do INESC TEC – Carlos Moreira e João Peças Lopes -Justino Rodrigues conseguiu testar a incorporação de novas funcionalidades para transformadores inteligentes (Smart-Transformers) aplicados em micro-redes e multi-micro-redes de eletricidade, o que valeu um galardão de 30 mil euros.
24 novembro 2023
The access to the final selection minute is only available to applicants.
Please check the confirmation e-mail of your application to obtain the access code.