


Foram várias as infraestruturas de investigação do INESC TEC que abriram portas, no início de setembro, a investigadores e investigadoras do SINTEF – um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento na Noruega e no mundo, com mais de 70 anos de experiência e ainda um vasto repertório de atividades para o mar. O objetivo principal? A definição de um projeto piloto relacionado com sistemas de monitorização e manutenção de estruturas de energia offshore flutuante.
Artigo
Miriam Seoane Santos é investigadora do INESC TEC e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e acaba de ser distinguida pelo seu contributo para o desenvolvimento responsável de sistemas de Inteligência Artificial. A investigadora foi a primeira portuguesa a vencer o prémio internacional ERCIM Cor Baayen, que visa distinguir investigadores e investigadoras em início de carreira, nunca antes atribuído a Portugal, desde a sua criação em 1995.
Artigo
Em 2025, as datas são redondas: 40 anos de INESC TEC; 10 anos de Fórum do Outono. Numa altura em que a Inteligência Artificial (IA) faz parte das nossas vidas, o INESC TEC propõe uma reflexão alargada sobre a identidade, a ética e a sociedade num mundo tecnológico – afinal, qual é o papel do Humano na era da AI? No dia 17 de novembro, a Casa da Música será palco de uma discussão que procurará respostas para esta pergunta – e outras - e que não se ficará pela tecnologia e pela engenharia. As inscrições já estão abertas - aqui.
ArtigoÉ uma solução que quer melhorar o acesso e a eficiência do transplante renal, aumentando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para uma poupança que pode chegar aos 2 milhões de euros, por cada 100 pacientes, no setor da saúde - a KEPsoft está entre os vencedores da categoria “Impacto Esperado” dos prémios da EARTO, a Associação Europeia de Organizações de Investigação e Tecnologia. A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta terça-feira, dia 14 de outubro, em Bruxelas.
Artigo



Um ambiente multidisciplinar organizado em clusters para maximizar sinergias e criar uma investigação mais competitiva.

Uma abordagem versátil orientada para o mercado e organizada em temáticas apelidadas de TEC4 para solucionar problemas do mundo real.
Da criação de conhecimento à inovação de base científica
Acreditamos que o progresso científico e tecnológico se deve basear numa exploração objetiva e sinergética de descobertas. Desta forma, desenvolvemos atividades que começam com a geração de conhecimento e terminam com a restituição de valor à sociedade.
Sobre Inesc TecReunimos 035 oportunidades de colaboração num só espaço
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
A nossa investigação faz uso intensivo de laboratórios bem equipados
O nosso laboratório disponibiliza apoio computacional e de armazenamento para diferentes atividades de investigação, desenvolvimento e formação, realizadas no INESC TEC e na Universidade do Minho.



