O início
Esta história começa nos finais da década de 80, altura em que começa a haver uma mudança de paradigma nas redes de distribuição de energia elétrica, que deixaram de ser passivas e passaram a ser redes ativas por acomodarem produção local de eletricidade.
Foi nessa altura que os investigadores do INESC TEC começaram a perceber que algo estava a mudar e que, por isso, havia uma necessidade de desenvolver soluções, nomeadamente tecnologias para apoiar o planeamento e a gestão de redes de distribuição de eletricidade.
Na década seguinte, mais propriamente em 1996, surge a primeira oportunidade para o INESC TEC trabalhar essa área, juntamente com a EFACEC. A colaboração entre as duas instituições inicia-se quando a EFACEC decide fazer evoluir o seu sistema de SCADA (Supervisory Control And Data Aquisition), que também já resultava da colaboração entre as duas insttuições, para um DMS (Distribution Management System - Sistema de Gestão de Redes de Distribuição) capaz de competir no mercado internacional.
O conceito de DMS era inovador na época, pois tradicionalmente as redes de distribuição estavam pouco instrumentadas e eram geridas com base na experiência dos operadores e em procedimentos heurísticos simples, reservando-se os sistemas de gestão técnica de redes para os sistemas de produção e transporte, sob o nome de EMS (Energy Management Systems).
Depois do fornecimento dos módulos iniciais, o sistema foi sendo instalado um pouco por todo o mundo (CERN, Tunísia, Argélia, Roménia, Vietname, Brasil, Moçambique, Grécia e Portugal) evoluindo para um EMS quando a dimensão e complexidade dos sistemas elétricos o exigiu.
A colaboração entre o INESC TEC e a EFACEC continuou assim a desenvolver-se, com o fornecimento de novos módulos, à medida das necessidades do mercado e da evolução tecnológica e científica.
Sala de Controle de supervisão e aquisição de dados do CERN