Apresentação
A transferência de tecnologia é ainda uma etapa crítica e complexa no processo de inovação. Similarmente, a adoção de tecnologia é também uma etapa crítica e desafiante.
Tendo isso em conta, o INESC TEC criou em 2014 o TEC4AGRO-FOOD, a Iniciativa do INESC TEC para o Agro-Alimentar e Floresta. O TEC4AGRO-FOOD é uma nova abordagem organizacional, com o objetivo de estruturar o processo de inovação market-pull, em oposição ao science-push que ocorre naturalmente nos Centros de I&D do INESC TEC, . A missão do TEC4AGRO-FOOD é co-criar a (r)evolução digital no agro-alimentar e floresta, através de investigação e desenvolvimento tecnológico em tecnologias digitais e robótica, para a criação de valor de longo prazo para o INESC TEC, a partir dos clientes, mercados e relacionamentos.
Para que a inovação ocorra, o “Triângulo da Inovação” tem de estar presente. As necessidades (curto prazo) e desejos (médio-longo prazo) dos Utilizadores Finais (agricultores, produtores florestais e associações respetivas), têm de ser capturados pelas entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (I&I), tal como o INESC TEC, e Empresas “Tomadores de Tecnologia”, de forma a que estes possam desenvolver em conjunto produtos e serviços inovadores, para serem fornecidos pelas Empresas “Tomadores de Tecnologia”, aos Utilizadores Finais. O INESC TEC pode também disponibilizar consultoria avançada, diretamente aos Utilizadores Finais.
Tipicamente (há exceções), o INESC TEC investiga e desenvolve tecnologias até Technology Readiness Level (TRL; Nível de Maturidade Tecnológica) 7 - Demonstração do Protótipo do Sistema em Ambiente Operacional.