Objetivos
Desenvolvimento de tecnologias e de serviços inovadores de base científica, com vista a melhorar os cuidados prestados e a saúde de todos.
Desafios
O TEC4Health estrutura e promove a evolução da intervenção do INESC TEC no setor da saúde, através da investigação, do desenvolvimento e da inovação de tecnologias de saúde disruptivas. A sinergia entre a academia, a indústria e as instituições de saúde é um aspeto fundamental da nossa atividade, promovendo a transferência do conhecimento produzido para enfrentar os desafios societais mais relevantes. O TEC4Health trabalha em articulação com estes parceiros de forma a contribuir com soluções para quatro grandes desafios ao nível da saúde:
1 - Envelhecimento ativo e saudável, tendo como objetivo o aumento da esperança média de vida, acompanhado por uma melhoria da qualidade de vida;
2 - Medicina personalizada e biomarcadores. Vivemos numa era em que cada pessoa necessita de tratamentos específicos, de acordo com suas características genotípicas e pessoais. Novos métodos automáticos poderão ajudar a identificar padrões nos dados, permitindo diagnósticos atempados e diferenciados;
3 - Farmacologia, medicamentos e terapias avançadas, principalmente devido ao novo conhecimento associado à genética, à bioinformática e à medicina de sistemas;
4 - Saúde digital e Tecnologias médicas. Estas ferramentas desempenham um papel importante no apoio hospitalar (sistemas departamentais, registos clínicos e integração de métodos auxiliares de diagnóstico) e, mais recentemente, ganharam particular relevância em novas áreas, como por exemplo, na prevenção de doenças e no aumento da literacia médica dos pacientes, com vista a uma futura autogestão da saúde.
Oportunidades
A saúde é um setor com um número cada vez maior de oportunidades de desenvolvimento tecnológico. O valor da vida e o quanto ela deve ser preservada é inegável, mas a necessidade de melhorar a forma como providenciamos cuidados de saúde tem influência direta em outras dimensões societais, como a economia e a indústria. A pandemia da COVID-19 é um bom exemplo das mudanças que foram necessárias, nomeadamente no que diz respeito à forma como gerimos as doenças e o bem-estar; neste caso, tornou-se necessário repensar o tratamento de doenças infeciosas e crónicas, sendo a monitorização de pacientes um processo crucial. Este facto torna-se ainda mais claro se tivermos em conta as atuais oportunidades de financiamento, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o novo programa-quadro europeu (com particular incidência em tópicos relacionados com a saúde), e a EU Mission: Cancer. Todos estes mecanismos têm um elevado montante de financiamento disponível para este setor.
Do ponto de vista científico, quase um terço das publicações mundiais estão relacionadas com a saúde. Além disso, tem-se registado um aumento significativo na criação de start-ups dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias na área da saúde. Estes indicadores demonstram o elevado número de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação em termos de tecnologias de saúde, bem como de uma grande diversidade de oportunidades.
O TEC4Health visa promover sinergias entre o INESC TEC e os seus parceiros, para que o INESC TEC - graças às suas competências -, possa contribuir para o desenvolvimento de atividades que se traduzem em projetos, contratos e transferências de tecnologia bem-sucedidos, atacando assim os desafios identificados e as oportunidades mais relevantes.
Proposta de Valor
O TEC4Health segue uma abordagem market-pull de I&D, visando todos os atores e processos da cadeia de valor nos setores da saúde e do bem-estar. Nesse sentido, o TEC4HEALTH pretende explorar atividades do setor da saúde em que as necessidades tecnológicas e os roteiros estratégicos indiquem um elevado potencial de aplicação das competências do INESC TEC.