Objetivos
O principal objetivo do TEC4SEA é promover um modelo market-pull em atividades de I&D, orientadas para os desafios dos oceanos e das águas profundas, com vista a uma Economia Azul mais sustentável.
Desafios
O principal desafio do TEC4SEA é reunir instituições, empresas e associações de I&D&I, aumentando as sinergias e a massa crítica para enfrentar os atuais desafios relacionados com a Economia Azul, criando uma Rede de Excelência em Engenharia Oceânica com sede no norte do país, capaz de estimular as indústrias que irão atuar como principais stakeholders a nível internacional.
Oportunidades
A investigação científica é crucial para a exploração sustentável dos oceanos; o TEC4Sea tem vindo a contribuir neste sentido, promovendo atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que abordam os principais desafios dos oceanos e das águas profundas, com vista à sustentabilidade da Economia Azul. Estas atividades traduzem-se no desenvolvimento de soluções robóticas inovadoras que operam em ambientes complexos e realizam múltiplas tarefas: recolha de dados, monitorização, cartografia, vigilância e intervenção. Assim, o TEC4Sea contribui, de forma clara, para a I&D&I mundial no âmbito da Economia Azul. As soluções multidisciplinares, orientadas para a aplicação, e exploradas pelo TEC4SEA, abrangem uma ampla gama de indústrias já estabelecidas (e.g., aquacultura, pesca e portos) e/ou emergentes (e.g., navios autónomos, mineração a grande profundidade, e energias renováveis offshore). O TEC4Sea visa também criar e reforçar novos serviços e ecossistemas em áreas cada vez mais relevantes, como as atividades de manutenção da saúde dos oceanos, ao contribuir para a monitorização de atividades de variáveis biogeoquímicas, mitigação de derramamentos de petróleo, entre outras.
Proposta de valor
O Mar e os Oceanos são cada vez mais explorados como domínios estratégicos em múltiplos aspetos: económico, político e militar, social e ambiental. O TEC4Sea apresenta o INESC TEC como uma instituição de referência mundial, capaz de capacitar a Economia Azul através de abordagens sustentáveis para explorar recursos oceânicos vivos e não-vivos.