Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Sobre

Sobre

O Laboratório de Computação Gráfica e Ambientes Virtuais (CG&VE) está equipado não apenas para enfrentar novos desafios em áreas como Ambientes Imersivos, Jogos Digitais e Experiência do Utilizador, mas também para melhorar conhecimentos ao nível de Computação Gráfica, incluindo Geração e Visualização de Imagem.

A equipa de investigação é composta por aproximadamente 20 investigadores seniores doutorados, assim como investigadores pós-doutorados e bolseiros de doutoramento que desenvolvem o seu trabalho de investigação no CSIG.

Com origens em 1985, o Laboratório de Computação Gráfica e Ambientes Virtuais conta atualmente com uma nova infraestrutura de última geração em Vila Real ‑ o Laboratório MASSIVE (Multimodal Acknowledgeable multiSenSory Immersive Virtual Environments).

Localização: Campus da FEUP, Porto, e Campus da UTAD, Vila Real

Áreas de Investigação

Áreas de Investigação

As áreas de investigação abordadas no laboratório são as seguintes:

  • Ambientes Virtuais Multissensoriais
  • Equivalência Percetual & Desempenho Humano
  • Conceção e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Aprendizagem com base em Tecnologia e em Jogos
  • Plataformas e sistemas de e-learning
  • Modelação de Procedimentos e Criação de Conteúdos Processuais
  • Interação Multimodal, Usabilidade e Experiência do Utilizador
  • Geração de Imagem e Simulação Física de Transporte de Luz
  • Holografia Gerada por Computador
  • Sistemas Geoespaciais e Bases de Dados Espácio-temporais e Visualização
  • GPGPU e Processamento Paralelo
Equipamento

Equipamento

O seguinte equipamento está disponível no laboratório:

  • Sala de Experiências Multissensoriais: inclui um sistema de localização, tratamento acústico, e ventilação e climatização apropriadas para transmitir temperatura e odor; pode ser configurado para suportar um ambiente controlado para investigação psicofísica.
  • Visualização Imersiva em RV (3D ou 2D): sistemas de projeção, ecrãs HDR, HMDs e Oculus EyeTracker.
  • Equipamento para estimulação olfatória em RV: Kit de Deteção de Gás Butano, Scentroid SM-100, Câmara de Vácuo.
  • Equipamento para Interação Multimodal: Microsoft Kinect v. 2.0, Braçadeira Myo para Controlo de Gestos, e tracking de mãos Leap Motion.
  • Equipamento para Realidade Aumentada: Google Glass.
  • Monitorização e medição de sinais psicofisiológicos: Optitrack, monitor e óculos de deteção ocular (SMI e SMI-ETG), Emotiv Epoc+ Premium, Nexus X, Emotif, VitalJacket.
  • Exploração em Realidade Virtual: Passadeira Omnidirecional e Virtusphere.
  • Impressão 3D: impressora BQ 3D.
Centros e Stakeholders

INESC TEC

HumanISE
CentroComputação Centrada no Humano e Ciência da Informação

Stakeholders

FEUP
UniversidadeFaculdade de Engenharia da Universidade do Porto
UTAD
UniversidadeUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
012

Projetos

Urbis

Gestão e visualização eficientes de dados urbanos espaço-temporais

2008-2010

PortalDouro

Portal de turismo para a região do Douro

2009-2011

ERAS

Reconstrução Virtual expedita de sítios de herança cultural

2011-2013

CNG

Conteúdos de Nova Geração aplicáveis nos domínios da Educação e da Formação Profissional

2011-2014

ECOPLANNER

Plataforma de gestão ecoeficiente

2011-2013

MASSIVE

Ambientes Virtuais Multisensoriais, Multimodais, Imersivos e Credíveis

2013-2015

HDR4RTT

Real time Tracking and display of multiple objects in extreme lighting conditions

2016-2020

AV360-DNI

AV360 - Augmented Video 360

2017-2018

Mobiles

Mobilidade Eléctrica Sustentada - soluções para a logística associada ao carregamento das baterias dos veículos eléctricos

2009-2012

MAT

Arte e Tecnologia na área dos Media

2013-2015

GReSBAS

Grid Responsive Society Through Building Automation Systems

2016-2019

ICARUS-CRAS

Componentes Integradas para Operações de Busca e Salvamento com Veículos não Tripulados

2012-2016

Protótipos

Protótipos desenvolvidos no Laboratório de Computação Gráfica e Ambientes Virtuais

Café no bar

Este protótipo combina vídeo 3D 360º com som 3D e odor. Esta demo consistia em transportar os utilizadores para um café, emergindo-os na experiência através da introdução do odor do café.

Car Ride Demo

Esta demo foi desenvolvida para validar a integração de simulação háptica e consistia em simular as lombas que os passageiros sentem durante uma viagem de carro. A demo dá estímulos visuais e áudio, tal como aqueles sentidos durante uma viagem. Estes foram capturados utilizando uma câmara de vídeo e as lombas foram simuladas através de equipamento de vibração sincronizado com o vídeo instalado numa cadeira onde o utilizador se senta durante a demonstração.

Bicicleta Virtual

Esta demo é composta por um ambiente virtual interativo onde os participantes seguiam um percurso numa bicicleta. É utilizada uma bicicleta estacionária onde o utilizador se pode sentar e participar na experiência virtual.

Exercício de observação e adaptação ao calor

Este exercício foi concebido para ser utilizado num caso de estudo preliminar e foi muito importante para conseguir avaliar e validar as ferramentas de autor. Este protótipo estimula a formação de bombeiros, permitindo observar o comportamento do fogo e do calor em espaços fechados, funcionando com primeiro contacto com as elevadas temperaturas sentidas durante um incêndio ativo. Na simulação, os utilizadores ficam num contentor fechado onde é possível visualizar comportamentos de incêndios. O calor é também uma importante variável, sendo estimulado através de um colete de temperatura.

Simulação de busca e salvamento

Este protótipo foi construído com base em exercícios bombeiros. A simulação baseia-se num contentor que simula um espaço fechado para onde o utilizador tem de entrar. Lá irá encontrar uma pessoa deitada no chão, tendo o utilizador de ultrapassar diferentes obstáculos, localizar a vítima e retirá-la do local.

ARTourMap

Exploração de mapas turísticos através de Realidade Aumentada. Trata-se de uma aplicação móvel com informação acerca da cidade e localização com base em realidade aumentada sobreposta num mapa da cidade, assim como Pontos de Interesse automáticos (POI), e dados extraídos de fontes web gratuitas.

InMERSE framework

Estrutura para introdução multimodal de gestos que pode ser utilizada para desenvolver aplicações que são independentes de dispositivos e métodos de reconhecimento de gestos.