Artigo INESC TEC no primeiro lugar do top de downloads pelo segundo ano consecutivo
O artigo “Operations research in healthcare: a survey” obteve em 2012, e pelo segundo ano consecutivo, o maior número de visualizações na revista International Transactions in Operational Research.
14 maio 2013
Da autoria de Ana Viana e Abdur Rais, investigadora e ex-investigador do INESC TEC, respetivamente, o paper obteve 2519 acessos no ano passado, mais 949 do que o segundo artigo com o maior número de visualizações.
O artigo foi pulicado online pela primeira vez em agosto de 2010 e o interesse contínuo que tem suscitado confirma, de acordo com Ana Viana, “que a área de Saúde está em franca expansão dentro da Investigação Operacional - algo que há muito acreditávamos e defendíamos”.
“Operations research in healthcare: a survey” apresenta um levantamento dos problemas na área da saúde que têm sido objeto de estudo usando técnicas de investigação operacional. O objetivo principal dos autores foi detetar potenciais áreas de estudo que não estivessem ainda devidamente exploradas. “Ambos conhecíamos problemas que poderiam ser o ponto de partida para o nosso trabalho, mas tínhamos curiosidade em descobrir outros, menos explorados. Pareceu-nos que a forma mais interessante e completa de o fazer era definindo uma meta para a nossa pesquisa - a escrita de um survey”, explica a investigadora do INESC TEC.
“Olhando para trás estou contente com esta decisão. Certamente que alargamos muito os nossos conhecimentos e, acima de tudo, descobrimos um problema que nos pareceu desde o início muitíssimo interessante - um problema de otimização associado à transplantação renal cruzada”, afirma Ana Viana que concilia a atividade de investigação no INESC TEC com a função de docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Abdur Rais, ex-investigador do INESC TEC, também colaborou no artigo.
O artigo serviu de base ao projeto KEP - New Models for Enhancing the Kidney Transplantation Process, atualmente em curso. O KEP tem como objetivo investigar e desenvolver novos métodos para facilitar e melhorar decisões associadas a transplantes de rim com dadores vivos.