Brasil compra submarino-robô ao INESC Porto
Um consórcio de empresas brasileiras assinou um contrato de três anos com o INESC Porto para a criação de um submarino-robô autónomo capaz de inspeccionar estruturas de barragens e assoreamento das bacias com grau de precisão elevado. O submarino-robô fará uma recolha automática de informação, permitindo a detecção antecipada de anomalias e a análise do nível de risco de barragens com maior precisão e menos custos do que os processos tradicionais.
02 novembro 2010
Avaliado em 1.6 milhões de euros, o sistema a desenvolver permite não só recolher dados sobre a qualidade da água e a morfologia das bacias hidrográficas, mas propõe-se também recolher informação visual, com uma precisão na ordem dos centímetros, possibilitando uma inspecção em tempo real. Na prática, o aparecimento desta tecnologia significa que estas tarefas de monitorização passam a ser feitas com maior frequência e com menos custos associados, o que permite antecipar anomalias e evitar acidentes ecológicos. Garante-se, assim, a integridade das estruturas das barragens por mais tempo e um melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
O INESC Porto é membro do cluster do Mar, OCEANO XXI, e este contrato é o resultado dos esforços realizados pelo INESC Porto no desenvolvimento de sistemas inovadores e de impacto económico elevado no âmbito das actividades ligadas ao domínio da água, incluindo a economia do mar.