Carla Rosa apresenta estudo sobre a participação de mulheres na investigação em Física
Carla Rosa, investigadora do INESC Porto e docente no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), apresentou os resultados de um estudo sobre a participação de mulheres em I&D em Portugal na área da Física na 4.ª edição da International Conference on Women in Physics (ICWIP).
02 maio 2011
O trabalho apresentado “Will new gender policies change the decreasing trend of woman physicists, in Portugal?” aborda a evolução da presença de mulheres na investigação em Física na última década em Portugal e teve a co-autoria de Maria Teresa Peña (Instituto Superior Técnico), Luísa Saavedra (Universidade do Minho) e Constança Providência (Universidade de Coimbra).
Nesta conferência participaram físicos de cerca de 50 países e esteve em discussão o número reduzido de mulheres dedicadas à Física a nível mundial, bem como a eficácia de medidas políticas adoptadas nos diversos países.
A ICWIP é promovida pela IUPAP - International Union of Pure and Applied Physics e realizou-se este ano em Stellenbosch, na República Sul-Africana.
Carla Rosa, além do seu trabalho de investigação e docência, é atualmente a presidente da Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física.
Fonte: BIP 115