Corporate BIP / AEROSPACE VALLEY
"Apreciamos em particular o carácter muito profissional da equipa do CSIG*. Ao trabalhar com uma organização de investigação e pesquisa, existe sempre o risco de se esquecer a necessidade verdadeira de ter uma orientação para o utilizador; em vez disso, e no projeto em questão, a equipa concentrou-se no desenvolvimento de uma interface muito amigável para os utilizadores, sejam do BackOffice ou utilizadores de smartphone. E tudo no tempo planeado."
02 setembro 2014
François Aumonier, European Project Manager do AEROSPACE VALLEY
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
O AEROSPACE VALLEY é um cluster francês focado em projetos de inovação nos setores aeronáuticos, espaciais e sistemas embarcados. O desenvolvimento de aplicações espaciais e a disseminação europeia de tais tecnologias fazem parte da sua missão.
Aplicações espaciais necessitam, em grande medida, de informação georreferenciada, bem como implementam serviços baseados na localização. A adoção rápida dos smartphones faz destes aparelhos inteligentes um canal fenomenal para o desenvolvimento de novos serviços baseados nos sinais de satélite.
Colaborámos com o CSIG* do INESC TEC na integração da aplicação CleanMyCity, desenvolvida conjuntamente com a Comunidade Intermunicipal do AVE, no âmbito do projeto europeu APSAT.
Áreas de Negócio
Setores aeronáuticos, espaciais e sistemas embarcados.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2010.
Título do projeto
APSAT (Satellite Applications for Public Policy and Sustainable Development).
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou
Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG)*
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Lino Oliveira
Testemunho relativo ao Projeto
Apreciámos em particular o carácter muito profissional da equipa do CSIG*. Ao trabalhar com uma organização de investigação e pesquisa, existe sempre o risco de se esquecer a necessidade verdadeira de ter uma orientação para o utilizador; em vez disso, e no projeto em questão, a equipa concentrou-se no desenvolvimento de uma interface muito amigável para os utilizadores, sejam do BackOffice ou utilizadores de smartphone. E tudo no tempo planeado.
Também, de uma maneira geral, a equipa demostrou uma vontade de colaboração verdadeiramente europeia, quando o tipo de projeto (num quadro Interreg SUDOE) não possibilitava sempre intercâmbios, visto que as aplicações escolhidas em cada região participante não eram baseadas em tecnologia similares. Mesmo assim, colaborámos todos muito bem na metodologia de colaboração, desde a seleção de aplicações, até ao estudo dos melhores modelos económicos para cada uma, e análise das melhores práticas durante estes três anos.
Finalmente, fizemos em conjunto muitas apresentações das aplicações desenvolvidas no projeto APSAT, e de cada vez a demostração “ao vivo” do CleanMyCity foi ganhando o entusiasmo de muitos auditores. Enviámos também uma equipa a Portugal para a filmagem do vídeo promocional, que se pode ver nos websites da APSAT, da CIM do AVE e do INESC TEC.
Aguardamos a oportunidade de colaborar de novo num outro projeto europeu (Horizon 2020 ou Interreg), e talvez também com o Brasil, sendo que o INESC TEC pode funcionar como um elo de cooperação entre empresas, autoridades públicas locais e centros de inovação.
*antiga Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica