CRACS/INESC TEC vence prémios em conferência
Um artigo da autoria de José Paulo Leal, Vânia Rodrigues e Ricardo Queirós, investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), foi premiado com um "Best Paper Award", no âmbito da conferência SLATE 2012, que se realizou em Braga nos dias 21 e 22 de junho. Ainda na mesma conferência, os investigadores do CRACS, Miguel Areias e Ricardo Rocha, receberam o prémio de melhor apresentação.
06 agosto 2012
O artigo, intitulado "Computing semantic relatedness using DBPedia", propõe uma nova forma de avaliar o grau de relacionamentos entre conceitos a partir da informação disponível em tabelas da Wikipedia, usando técnicas da web semântica e o ponto de acesso a estes dados disponibilizado pela DBpedia. A DBpedia é um projeto que tem como objetivo extrair informação estruturada criada no âmbito da Wikipedia.
Para além disso, este trabalho descreve a utilização desta abordagem na construção de um módulo de adaptabilidade web para a rede social Palco Principal. O artigo resultou do trabalho de mestrado de Vânia Rodrigues e inseriu-se no projeto Palco 3.0, financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), em que foram parceiros o Palco Principal e o INESC TEC.
O segundo prémio foi entregue aos investigadores Miguel Areias e Ricardo Rocha pelo artigo científico "On Extending a Linear Tabling Framework to Support Batched Scheduling", que tem a ver com a implementação eficiente de mecanismos de tabulação linear em ambientes de linguagens de programação de alto nível, tais como o YAP – Yet Another Prolog.
Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto LEAP - Logic Environments for Advanced Parallelism, que teve início em 2011 e com final previsto para o ano de 2014. Este projeto tira partido do potencial da Programação Lógica na exploração de paralelismos em Linguagem de Programação. O LEAP pretende desenvolver novas técnicas que permitirão explorar estes paralelismos para aplicações em larga escala.
Esta conferência tem como públicos-alvo investigadores e profissionais interessados no estudo de aspetos das linguagens.