Crowdsourcing para investigar fenómenos atmosféricos extremos
O eCSAAP - expert Crowdsourcing for Semantic Annotation of Atmospheric Phenomena é um projeto liderado pelo INESC TEC, em colaboração com o Human-Computer Interaction Institute, da Carnegie Mellon University e o Instituto Dom Luiz.
23 janeiro 2018
Tendo como investigador principal Hugo Paredes, colaborador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), este projeto, desenvolvido na área da informática e da investigação integrada baseada no contexto do AIR Center, tem como objetivo explorar a aplicação de crowdsourcing na investigação do clima e suas alterações, recorrendo à anotação de fenómenos atmosféricos por especialistas.
A preocupação comum consiste em potenciar a otimização de métodos e recursos computacionais através da aplicação da investigação em Big Data para compreender melhor os fenómenos extremos como depressões extratropicais explosivas e rios atmosféricos e prever eventos futuros.
Os processos automáticos utilizam algoritmos especiais personalizados para identificar características comuns nestes dados, enquanto processos manuais requerem computação humana para processar os dados e fazer associações entre eles.
Este consórcio pretende criar inovação, estabelecendo sinergias entre a investigação da equipa do IDL na identificação, seguimento e compreensão de fenómenos extremos e o uso de crowdsourcing especializado para anotar este tipo de sistemas.
O crowdsourcing é frequentemente usado como uma solução para recolha de dados no âmbito de investigações multidisciplinares, permitindo um uso eficiente da computação humana. Apesar da sua ampla utilização por cidadãos na problemática das alterações climática, é ainda relativamente pouco explorado na sua vertente especializada, recorrendo neste caso à comunidade científica das ciências atmosféricas.
Com a duração de 12 meses, o eCSAAP permitirá a partilha de informação e o desenvolvimento de uma base de trabalho interdisciplinar comum, seguindo a estratégica pensada no recentemente criado AIR Centre - Atlantic International Research Centre, criado para o desenvolvimento de atividades de investigação integrada sobre o Atlântico nas áreas do clima, terra, espaço e oceano.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UTAD.