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Artigo

Educar através de jogos? O INESC TEC diz que é possível

O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC está envolvido no projeto europeu Beaconing (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”) cujo objetivo passa por criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem.

30 março 2016

Neste projeto de €5,9M, os investigadores pretendem criar jogos pervasivos que transmitem conteúdo educacional e não apenas de entretenimento. Os jogos pervasivos estendem o mundo do jogo ao ambiente envolvente, podendo este ser a sala de aula, a casa do próprio estudante ou a cidade em que vive. Será desenvolvida uma plataforma para gerar automaticamente aplicações móveis com jogos pervasivos de acordo com a descrição dos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e que se integra com as ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto.

Para testar o BEACONING vão ser implementados, em 2017, sistemas de grande escala na Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia, cada um envolvendo centenas de estudantes e profissionais na Europa, garantindo um plano de exploração e de negócio para a adoção da plataforma. Em Portugal, tal como noutros países europeus, estão previstos pilotos, mas de menor escala, implementados em escolas ainda a designar.

A ideia é que os conteúdos vindos dos docentes estejam disponíveis de forma integrada e em qualquer sítio, altura e de forma acessível para qualquer tipo de estudante, independentemente do seu perfil ou necessidade especial.

“Com o BEACONING pretendemos criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, mas também mudar mentalidades, democratizando esta área. O projeto prevê proporcionar um ensino mais inclusivo e contextualizado”, explica António Coelho, investigador do INESC TEC, o único parceiro português do projeto, e que integra na equipa investigadores da Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Aberta.

A plataforma vai alavancar abordagens inovadoras, incluindo tecnologia relacionada com a Internet do Futuro, tecnologias móveis, desenvolvimento de jogos e criação de conteúdos para os mesmos, interfaces pessoa-computador, usabilidade e acessibilidade, análise da aprendizagem e modelos de aprendizagem com base em problemas.

O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos. No total são 15 organizações de nove países europeus que estão a participar neste projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020. Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).

Mais informações em: http://beaconing.eu

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP.

INESC TEC, março de 2016