FOOTURE 4.0 é o roteiro com inovação INESC TEC na indústria do calçado
No âmbito da iniciativa “Roteiro da Inovação”, no dia 9 de março, o Primeiro-Ministro António Costa realizou o seu quarto Roteiro, desta vez dedicado ao setor do calçado, que contou com uma visita ao Grupo Procalçado e ao Centro Tecnológico do Calçado (CTCP).
10 abril 2018
A APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seu Sucedâneos) aproveitou a oportunidade para fazer a apresentação de lançamento formal do FOOTURE 4.0, o Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital, um documento estratégico que define um plano de ação e as condições necessárias para que o setor tire completo partido das oportunidades da revolução digital, designada de quarta revolução industrial ou Indústria 4.0.
A APICCAPS cedo identificou a necessidade e oportunidade de lançar o trabalho de definição deste roteiro que foi identificado como uma das medidas do plano nacional para a Indústria 4.0. O INESC TEC, parceiro privilegiado do setor para o I&D nas áreas da automação e sistemas de informação, assumiu a coordenação técnica do trabalho, que contou com a colaboração do CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, do CRIIS – Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes, do CEGI – Centro de Engenharia e Gestão Industrial, e do LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial, e ainda com a colaboração com o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado. O trabalho foi coordenado por Ana Barros do CESE e contou com uma equipa alargada do INESC TEC, CTCP e APICCAPS.
A apresentação do FOOTURE 4.0 no CTCP ficou a cargo de Luís Carneiro, Membro do Conselho de Administração do INESC TEC. Estiveram ainda presentes no evento José Carlos Caldeira, Consultor da Administração, Ana Barros e Rui Rebelo, do CESE, e Mafalda Roxo, do LIAAD.
O papel do INESC TEC na história da indústria do calçado
O contributo do INESC TEC para a indústria do calçado começou nos anos 90, com a automatização e informatização dos sistemas existentes e o desenvolvimento de novos equipamentos. Para além de simulação de sistemas, foram concebidos modelos de otimização de linhas de produção e desenvolvidos algoritmos e heurísticas para o balanceamento das mesmas.
Mais recentemente, nos sistemas de distribuição aos pontos de venda, utilizaram-se técnicas de previsão de venda e foram aplicados resultados de investigação em sistemas de recomendação, em lojas online e físicas, cobrindo assim toda a cadeia de valor.
O Roteiro da Inovação
Sob o lema “Mais e Melhor Emprego”, o Roteiro da Inovação é organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e tem como objetivo reforçar a confiança nos agentes públicos e privados e divulgar casos relevantes de inovação e com potencial de demonstração em diferentes setores – agrícola e alimentar, Floresta, Mar, calçado, têxtil, ou ainda administração pública e sociedade em geral.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.
Créditos fotos - APICCAPS