INESC Porto cria música sobre rodas com projecto Skate Ensemble
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) está a desenvolver o projecto Skate Ensemble, em parceria com a Universidade Júnior. Promovido pelo Serviço Educativo da Casa da Música, este projecto prevê a criação de sons e imagens gráficas através das acrobacias dos skaters, frequentadores habituais do recinto da Casa da Música.
01 setembro 2009
Concebido por Carlos Guedes, investigador do INESC Porto e docente da ESMAE, este projecto conjuga tecnologia, música e desporto, unidos através de uma instalação ambiental interactiva e multimédia colocada em locais públicos frequentados por skaters. O conceito é simples: com recurso a um equipamento designado Skynth, que irá captar os sons criados pelas acrobacias dos skaters, geram-se sons sintéticos.
De modo a demonstrar este sistema, realizou-se no dia 16 de Julho uma iniciativa pedagógica que contou com a participação de vários jovens e cujo objectivo foi aliar música às novas tecnologias. Cada elemento integrante na iniciativa tinha um dispositivo que captava o som do seu próprio skate, enviando-o para um computador que o processava e difundia em tempo real.
Esta iniciativa é apenas um subconjunto de um projecto mais ambicioso de performance e espectáculo em que o dispositivo enviará para o computador a informação sobre a posição e toda a movimentação do skater no espaço de interacção, o que permitirá não só criar efeitos de especialização do som, mas também gerar gráficos por computador projectados num ecrã em grande formato.
Com esta instalação, cada skater será capaz de conduzir a música como quer, criando sons à medida que se vai movimentando, sons estes que irão variando de acordo com a direcção ou velocidade do skater. Este processo pode ser feito individualmente ou em grupo, em movimentos sincronizados ou não, numa interacção de ritmos e exibições.
A instalação Skynth foi concebida por Carlos Guedes, em parceria com Kirk Woolford, com o apoio da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) do INESC Porto, da Direcção Geral das Artes, Companhia do Som, ESART-IPCB e do Programa UT Austin – Portugal.