INESC Porto oferece Verão musical no Porto
O INESC Porto organizou a Escola de Verão em Design de Interacção Sonora (Sonic Interaction Design Summer School) e a 6ª Conferência de Tecnologias da Música (6th Sound and Music Computing), que tiveram lugar na Casa da Música, de 18 a 25 de Julho. Presidida e organizada por Fabien Gouyon, colaborador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), os eventos contaram ainda com a participação do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Casa da Música.
01 setembro 2009
Abordando o tema das tecnologias da música e do som, uma das áreas de expertise do INESC Porto, a Escola de Verão e a Conferência constituíram as duas propostas de Verão para os aficionados pelas tecnologias da música, garantido aos participantes uma mistura de concertos, keynote speeches de oradores de relevo, entre outras actividades.
“Sons do Porto” foi o tema escolhido para a Escola de Verão em Design de Interacção Sonora, que decorreu entre 18 e 21 de Julho na Digitópia da Casa da Música. Iniciativa de âmbito europeu, o objectivo desta escola era representar a cidade do Porto através dos sons. Aqui, ao longo de quatro dias, 21 estudantes do Ensino Superior (seleccionados de um total de 52 inscritos) com interesse em Arte Sonora tiveram a oportunidade de aprender com investigadores seniores a comunicar, transmitir emoções ou fazer arte e investigação científica com os sons do Porto. A escolha de artigos e peças musicais constituiu um processo árduo e selectivo, tendo sido seleccionado menos de um terço dos candidatos.
Para além da vertente formativa assegurada por 11 investigadores seniores através de palestras, os jovens investigadores foram ainda encorajados a dar a conhecer as suas ideias e partilhar conhecimento através do Freesound.org, uma rede social que permite a edição, categorização e partilha de conteúdos sonoros.
Organizada pela primeira vez em Portugal e a primeira deste género no país, a 6ª Conferência em Computação Musical e do Som constituiu um fórum privilegiado na Europa para promover a troca de ideias e experiências no âmbito da Computação de Música e Sons, um campo interdisciplinar que combina metodologias científicas, tecnológicas e artísticas no sentido de compreender, modelar e gerar som e música através de abordagens computacionais.
A Conferência arrancou com uma network performance, um concerto onde músicos espalhados pelo mundo e ligados entre si através das mais recentes TIC’s foram desafiados a criar música e improvisar. Com mais de 250 espectadores presentes, este concerto foi acompanhado em tempo real por centenas de pessoas de diversas partes do mundo ligadas à Internet.
Seguiram-se as apresentações de alguns dos mais importantes especialistas na área, das quais destacamos a apresentação do renomado cientista português José Carlos Príncipe, que discutiu o tema "Perception as Self Organization in Space Time", e do americano Atau Tanaka,"From Mainframes to DIY Culture - Continuous Evolution in Computer Music”.
Depois de edições prévias em Paris, Salerno, Marselha, Lefkada e Berlim, a Conferência que o INESC Porto trouxe pela primeira vez a Portugal foi considerada um êxito, tendo acolhido os mais importantes investigadores do mundo na área do som e música e ainda cerca de 200 participantes de diferentes áreas do planeta como a América do Sul e do Norte, Ásia, Austrália, entre outras.
BIP de Julho 2009