INESC Porto participa em projecto de distribuição de conteúdos audiovisuais
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto participa no projecto ImTV - OnDemand Immersive-TV for Communities of Media Producers and Consumers recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do programa Portugal-Austin.
12 novembro 2010
O objectivo do projecto é desenvolver investigação com vista a definir novos modelos para a distribuição e consumo legal de televisão e conteúdos audiovisuais. Os dois principais resultados esperados do projecto passam por um conjunto sólido de estatísticas sobre o consumo de audiovisuais em Portugal e por ferramentas que permitem uma interacção transparente entre espectadores, conteúdos e produtores. Os resultados serão validados através da análise do impacto das soluções propostas no mercado dos media, da avaliação dos algoritmos de recomendação em fóruns científicos internacionais e da avaliação do grau de satisfação dos utilizadores.
O projecto, que terá a duração de dois anos, é coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FFCT/FCT/UNL), tendo mais cinco parceiros para além do INESC Porto, nomeadamente, a - Cooperativa de Profissionais de Imagem CRL (Duvideo), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a Rádio e Televisão de Portugal, SA (RTP), a Universidade do Texas em Austin (UT-Austin) e a ZON MULTIMÉDIA - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. (ZON). O projecto tem um financiamento total de 225 milhares de euros e inicia-se em Setembro deste ano.
BIP Julho 2010