INESC Porto participa no Observatório Oceânico da Costa Ibérica
Foi recentemente aprovado o projecto RAIA - Observatório Oceânico da Costa Ibérica, cujo objectivo é implementar uma rede de observação oceânica transfronteiriça que permita consolidar a oceanografia operacional na costa ibérica, criando novas oportunidades científicas e tecnológicas que estimulem a economia do mar.
12 março 2009
O projecto, que conta com a participação do INESC Porto, irá desenvolver quatro acções principais: pretende-se construir, completar e consolidar uma infra-estrutura de observação oceânica transfronteiriça; adaptar e validar modelos de oceanografia operacional que reproduzam a dinâmica oceânica regional; estabelecer uma plataforma de interoperabilidade transfronteiriça para a gestão e distribuição de dados; e desenvolver um modelo de gestão do observatório oceânico transfronteiriço e de ferramentas para utilizadores finais.
Como resultado, pretende-se a consolidação do observatório marítimo onde participem instituições operacionais e utilizadores finais, assegurando a sua sustentabilidade futura e a melhoria da organização e coordenação transfronteiriça da oceanografia operacional.
Este projecto é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal - Espanha 2007-2013, Área de Cooperação Galiza - Norte de Portugal. A parceria é composta pelo Instituto Tecnológico para o Controlo do Meio Marinho da Galiza (INTECMAR), Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), Instituto de Investigações Marinhas (CSIC-IIM), Centro Tecnológico do Mar (CETMAR), Universidade de Vigo, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Instituto Hidrográfico, INEGI e INESC Porto. O Chefe de Fila é a Conselharia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Junta da Galiza.
O INESC Porto será representado pela Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) que terá como tarefa principal a participação no desenvolvimento da plataforma de interoperabilidade transfronteiriça para a gestão e distribuição dos dados. A equipa será liderada por Artur Rocha, responsável pela área de Serviços de Informação Baseados na Localização.
BIP de Fevereiro 2009