INESC Porto potencia a reconstrução virtual de locais arqueológicos
O projecto “Reconstrução Virtual Expedita de Sítios de Herança Cultural” (ERAS) tem como objectivo criar uma ferramenta para a área da arqueologia que permita a reconstrução e visualização de locais arqueológicos com edifícios completos, incluindo interiores e exteriores, e georreferenciados.
02 novembro 2010
Os edifícios resultantes podem ser criados segundo regras previamente definidas e sem qualquer modelo geométrico inicial. As construções, quer estejam bem conservadas ou em ruínas, são modeladas a partir dessa informação de modo a desenvolver algumas regras que funcionam como restrições no processo de geração. O mesmo acontece com as construções que já não existem, mas para as quais há informação textual, por exemplo, em livros e documentos antigos.
Além do INESC Porto participam no projecto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Ao INESC Porto cabe o desenvolvimento do sistema expedito de modelação 3D de locais arqueológicos.
O investigador responsável é Augusto Sousa da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) e os promotores Luís Magalhães e António Coelho da mesma Unidade.
BIP, Outubro de 2010