INESC Porto promove Inclusão Digital na Terceira Idade
O INESC Porto celebrou no passado mês de Julho um Protocolo de Colaboração com o Município de Santa Maria da Feira e com a Fundação Calouste Gulbenkian para a criação e implementação de uma plataforma colaborativa a ser desenvolvida pela Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto. O objectivo é apoiar a Divisão Social da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e respectivos parceiros na gestão das actividades levadas a cabo em vários projectos. Intitulada e-mili@, a plataforma destina-se a aumentar e a qualificar o acesso às TIC por parte da população sénior do concelho de Santa Maria da Feira.
02 novembro 2010
Este projecto faz parte do Plano Estratégico para a Terceira Idade deste Município, desenvolvido no âmbito da Rede Social Concelhia, uma estrutura formal com 115 parceiros, entre entidades públicas e privadas. É particularmente dirigido a adultos com idade superior a 60 anos, residentes no Concelho de Santa Maria da Feira.
Esta plataforma será desenvolvida na sequência da parceria do projecto ADDME!, uma rede temática focada na área da e-inclusão (inclusão digital), constituída por um consórcio de 20 organizações de oito países que tem como objectivo promover a inclusão digital e o desenvolvimento de capacidades em tecnologias de grupos da sociedade que se encontram excluídos ou em risco de exclusão (imigrantes, pessoas de idade avançada, jovens desempregados e/ou com baixo rendimento, grupos étnicos, entre outros).
O projecto é apoiado financeiramente pela Fundação Calouste Gulbenkian, tecnicamente pela equipa da Divisão Social da Câmara Municipal, cabendo ao INESC Porto a responsabilidade pela implementação dos sistemas colaborativos. A equipa é constituída por elementos da USIG e do Serviço de Informática e Gestão (SIG) e conta actualmente com Rui Barros, Paulo Melo e Rúben Moreira