INESC TEC assina protocolo com empresa de tecnologia de simulação de cirurgias
O INESC TEC assinou, no dia 20 de novembro, um protocolo de cooperação com a Simulation Technology and Innovation International (STI International), empresa com sede em Ermesinde que vai internacionalizar as atividades da spin-off MEDSIM, criada por um consórcio de empresas, hospitais e médicos holandeses, na área da simulação médica de cirurgias.
26 novembro 2013
O protocolo foca essencialmente a área da simulação por computador e os jogos sérios (“serious games”) aplicados à saúde e segurança. Neste sentido, já foi submetida uma candidatura em co-promoção ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), envolvendo a Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), para aprofundar os resultados do simulador da MEDSIM, que simula atos médicos e permite o treino médico para melhorar o tratamento dos doentes.
O protocolo foi assinado pelo Diretor do INESC Porto, Mário Jorge Leitão, e pelo CEO da European Design Centre (EDC International) e da STI International, João Mena de Matos. Recorde-se que João Mena de Matos recebeu em 2011 o Prémio COTEC para Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.
“A STI International é um parceiro industrial numa área onde não temos muitos: a simulação por computador. Esperamos poder usar o nosso trabalho de investigação no campo da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais para acrescentar valor ao MEDSIM”, explica o coordenador da USIG, António Gaspar. “Eventualmente a Unidade de Robótica também poderá vir a contribuir no futuro, se for considerado necessário alterar os manequins do simulador”, adianta.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à entidade coordenadora do Laboratório Associado: INESC Porto.
INESC TEC, novembro de 2013