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Artigo

INESC TEC e APDL celebram 20 anos de parceria

O INESC TEC e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA) assinaram, no dia 16 de novembro, uma adenda ao seu protocolo de colaboração no âmbito do Business2Sea, anteriormente designado Fórum do Mar, e que este ano rumou à Alfândega do Porto.

30 novembro 2016

Duas décadas de contratos sucessivos oficializadas no Business2Sea no Dia do Mar

As duas instituições celebram assim duas décadas de uma relação que tem vindo a contribuir ativamente, desde a sua génese, não só para a competitividade da atividade portuária, mas também para a competitividade da economia portuguesa, particularmente do território servido pela APDL.

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Celebrando a tradição marítima portuguesa

Portugal é um país com uma longa tradição marítima e considera-se que o mar é ainda um setor-chave para a economia nacional. No entanto, a expansão marítima faz-se agora de outra forma: para trás ficam as naus; agora exploram-se os oceanos com robôs e sensores. Num evento que promove a divulgação de projetos, estudos e conhecimento ligado ao mar através de conferências temáticas, encontros de negócios e apresentação de tecnologias ligadas ao mar, fomentando as relações entre poderes públicos, empresas, universidades e centros de I&D e associações, nacionais e estrangeiras, de 16 a 18 de novembro, o INESC TEC partilhou o “palco” com a APDL para celebrar duas décadas de trabalho conjunto e de inovação na área portuária.

É uma relação duradoura e, acima de tudo, frutífera. Prova disso são os projetos em que as duas entidades têm trabalhado conjuntamente, e divididos no stand da APDL de acordo com seis temas, ou “Seis Marés de Inovação”: Nó Porto, Logística, Internacionalização, Mar, Vias Fluviais e Extended Gateways.

 3 4A criação da empresa MITMYNID surgiu no contexto do projeto WIDERMOS. A equipa associada ao projeto sentiu que existia mercado para serviços eletrónicos logísticos globais e desenvolveu um produto intitulado Logistics Single Window (LSW), criando um marketplace de plataformas de negócio logístico interoperáveis, para a produção de serviços colaborativos logísticos porta a porta. A empresa, lançada no início de 2016,  apresentou no Business2Sea o seu produto LSW e é liderada por ex-colaboradores do CSIG, nomeadamente Rui Barros, Marco Amaro, Paulo Melo e Alexandre Carvalho.

Para António Gaspar, coordenador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, “a APDL, ao longo dos anos, tem-se posicionado como o catalisador e vértice de um ecossistema de inovação, envolvendo os seus parceiros empresariais e entidades do sistema científico e tecnológico. Este ecossistema tem amadurecido, conduzindo ao desenvolvimento de vários produtos, como o 3PORT e à criação de empresas, como a MITMYNID [ver caixa destacada], demonstrando como é possível, através da inovação, criar valor para o negócio portuário e para o território circundante, mas também para a economia de uma forma geral, fomentando a exportação de soluções nacionais.”

Na sequência dos resultados obtidos no âmbito desta colaboração, surgiu a necessidade de apoiar a internacionalização dos resultados, sendo este o principal foco da adenda ao protocolo de colaboração.

A cerimónia da assinatura contou com a ratificação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

  

Benefícios para a Economia portuguesa

O Business2Sea arrancou no dia 16 de novembro, pelas 9h30, com uma Sessão de Abertura e uma Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Mar, presididas pela Ministra do Mar, que destacou a “necessidade absoluta de manter o Porto de Leixões como um dos principais portos do País e reforçar a sua capacidade de se impor a nível internacional, porque ao aumentar a sua capacidade, cada porto está a aumentar também a capacidade do País e do sistema logístico nacional”.

Reconhecendo esta importância que o Norte tem na Economia do Mar e a sua contribuição para a economia portuguesa, este ano o INESC TEC, a APDL e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) juntaram esforços num stand onde se destacaram as mais diversas tecnologias com aplicação ao mar, assim como projetos desenvolvidos em conjunto.

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Mais concretamente, o INESC TEC teve em evidência cinco projetos com provas dadas ao nível da inovação e contributos para a chamada Economia do Mar: o 3Port (uma ferramenta que permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto), o TURTLE (a primeira plataforma robótica submarina de águas profundas em Portugal), o MARES (uma plataforma que permite controlar qualidade da água e monitorizar estruturas), o JANUS (uma caixa utilizada para comunicações terra-mar) e o BYRD (um drone para inspeção de infraestruturas elétricas terrestres e marítimas).

Projetos INESC TEC permitem maior presença no mar

Mas não foi só na mostra de tecnologias e casos de sucesso que o INESC TE esteve representado no Business2Sea. O INESC TEC teve ainda a seu cargo a organização de três conferências relacionadas com projetos desenvolvidos por investigadores da instituição.

  

A conferência científica do projeto STRONGMAR, organizada pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, tinha como título “A Sea of Science” e como objetivo discutir vários aspetos científicos e tecnológicos relacionados com o mar profundo. Para isso contou com intervenções de diversos especialistas do Reino Unido e de Portugal, incluindo os especialistas do INESC TEC, Pedro Jorge, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, e Eduardo Silva, coordenador do CRAS. O projeto STRONGMAR é liderado pelo INESC TEC, tem como objetivo capacitar investigadores nas áreas das ciências e tecnologias do mar, e conta com a colaboração de parceiros estrangeiros de topo.

 STRONGMAR BLUECOM+

Relevo ainda para a conferência “Transferência de Energia Sem Fios e Comunicações de Banda Larga no Mar”, com organização INESC TEC, IPMA e MARLO, onde se destacaram os projetos EEA Grants BLUECOM+ e ENDURE. Enquanto o BLUECOM+ tem como principal objetivo ligar humanos e sistemas em zonas remotas do oceano usando comunicações de banda larga a baixo custo, no ENDURE pretende-se desenvolver uma estação de acostagem (docking station) subaquática para veículos autónomos subaquáticos (AUVs) de forma a permitir a presença em localizações oceânicas remotas por longos períodos de tempo.

  

Finalmente, a última conferência, intitulada “Seis Marés de Inovação”, contou com a organização da APDL, CIIMAR, INESC TEC e Porto Business School. Nesta conferência foram apresentadas seis dinâmicas de inovação desenvolvidas pela APDL nos últimos anos, endereçando o nó porto, as vias fluviais, as plataformas logísticas de segunda linha (extended gateways), as redes de serviços logísticos, o mar e a internacionalização. Na realidade tratou-se de aprofundar a temática do pavilhão da APDL, que tinha a mesma estrutura, sendo possível conhecer mais em detalhe um conjunto de projetos, nomeadamente vários projetos desenvolvidos conjuntamente com o INESC TEC, como: 3PORT (gestão portuária), Douro’s Inland Waterway 2020 (infraestruturas eletrónicas de suporte à navegabilidade do Douro), MIELE e WIDERMOS (serviços eletrónicos para logística portuária intermodal).

O investigador do INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo a esta instituição.