INESC TEC em novo projeto europeu ligado a competências digitais
O DIVA é o novo projeto europeu com colaboração do INESC TEC, que visa implementar o uso de tecnologias digitais em áreas como a agricultura, a alimentação, a floresta e o ambiente. Foi um dos quatro projetos aceites em mais de 80 candidaturas apresentadas. A reunião de kick-off decorreu no dia 12 de abril, em Bruxelas, com a presença de todos os parceiros envolvidos.
15 junho 2018
DIVA - Boosting innovative DIgitech Value chains for Agrofood, forestry and environment - é um projeto que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e o uso de tecnologias digitais no setor agroalimentar, florestal e ambiental. O foco reside em mercados digitais, big data e cloud, robótica e inteligência artificial, sistemas ciber-físicos, IoT e componentes digitais, eletrónicos e fotónicos.
Através de parcerias internacionais, o DIVA pretende criar soluções digitais para estes setores, incutindo nas suas áreas de atuação diferentes competências digitais.
O papel do INESC TEC neste projeto inclui o desenvolvimento de um mapa de tendências para as áreas de atuação referidas, dando origem a uma plataforma digital e à organização de eventos nacionais e internacionais como ferramentas que suportem a apresentação de desafios, que por sua vez possam dar soluções aos problemas registados. No final, haverá lugar ao desenho de uma cadeia de valor para o trabalho destes setores, que colocará em práticas as respostas recolhidas numa primeira fase.
O funcionamento deste projeto é único, na medida em que pretende conciliar necessidades do mercado e know-how de empresas, juntando atores das áreas de investigação, tecnologia e desenvolvimento, com os parceiros dos diferentes setores. Alguns dos serviços inovadores a ser prestados, como por exemplo o desenvolvimento de novas ideias, podem provir de competências desenvolvidas por PMEs europeias, com tarefas como elaboração de modelos de negócio, reuniões com clientes, recolha de investidores e conceção de planos nas áreas financeira e de comunicação.
Além do INESC TEC, o consórcio do DIVA conta com mais nove parceiros de seis países europeus, nomeadamente: AGRI SUD-OUEST INNOVATION (França), Digital Place (França), CRPV - Crop Production Research Centre (Itália), H- Farm (Itália), CTA - Technological Corporation of Andalusia (Espanha), AMETIC - Association of Electronics, Information and Communications Technologies, Telecommunications (Espanha), INOVISA (Portugal), GRNET (Grécia) e TEAGASC (Irlanda).
Os elementos que compõe a equipa do INESC TEC, líder do primeiro work package, são Alexandra Xavier e Sara Neves, do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE); Alexandra Marques, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE); e Filipe Neves dos Santos, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).
Trata-se de um projeto no âmbito do financiamento europeu H2020 com término em março de 2021.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.