INESC TEC lidera projeto em eficiência energética
Chama-se FEEdBACK (Fostering Energy Efficiency and BehAvioural Change through ICT) o novo projeto europeu na área dos sistemas de energia liderado pelo INESC TEC, que teve a sua reunião de kick-off nos dias 2 e 3 de novembro, na cidade do Porto.
18 dezembro 2017
Os principais objetivos deste novo projeto passam por desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área de energia e aplicá-las com a finalidade de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores de edifícios.
Nesse sentido, três demonstradores vão ser utilizados a nível europeu – Portugal, Espanha e Alemanha - com foco em três ambientes distintos. O demonstrador português vai ser o edifício do INESC TEC, a área de demonstração espanhola engloba um conjunto de edifícios do município de El Prat em Barcelona e o demonstrador alemão consiste numa área residencial situada em Lippe.
Os níveis de eficiência energética dos três demonstradores em causa vão tentar ser melhorados, não só através do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de informação e comunicação, mas também com a ajuda de todos aqueles que “habitam” nos edifícios em questão. Para tal, está previsto o desenvolvimento de aplicações ligadas à área dos jogos sérios para ajudar o público-alvo dos demonstradores a mudar os seus comportamentos de forma a atingir os objetivos de eficiência energética pretendidos.
Durante a reunião de arranque do projeto foram definidos os primeiros passos a dar e foi feita uma visita ao edifício do INESC TEC para que todos os parceiros pudessem conhecer o demonstrador português. A próxima reunião está marcada para março em Barcelona, de modo a apresentar a área de demonstração espanhola.
Os oito parceiros do projeto FEEdBACk vão dispor de cerca de 2,4 milhões de euros, 2 dos quais financiados pela comissão europeia, até 2020 para desenvolver estas soluções.
Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação da Technische Universiteit Delft (Holanda), Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (Suíça), DEXMA Sensors SL (Espanha), Limetools LTD (Reino Unido), IN-JET APS (Dinamarca), Kreis Lippe der Landrat (Alemanha) e Estudi Ramon Folch i Associats SL (Espanha).
Participam neste projeto por parte do INESC TEC investigadores do Centro de Sistemas de Energia (CPES) e do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG).
Este projeto foi financiado ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020 com o acordo número 768935.
A responsabilidade pelo conteúdo publicado nesta página é exclusiva dos seus autores. Não reflete necessariamente a opinião da Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) ou da Comissão Europeia (CE). A EASME ou a CE declina toda a responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações nela incluídas.