INESC TEC organiza evento sobre futuro das cadeias de abastecimento
Os mecanismos necessários para que as empresas preparem o futuro das cadeias de abastecimento foram discutidos no workshop intitulado “Preparing for the Future Supply Chains”, que decorreu no dia 11 de julho no INESC TEC.
16 agosto 2019
Os mecanismos necessários para que as empresas preparem o futuro das cadeias de abastecimento foram discutidos no workshop intitulado “Preparing for the Future Supply Chains”, que decorreu no dia 11 de julho no INESC TEC.
A abertura do workshop ficou a cargo de Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC, e Rosanna Fornasiero, investigadora do STIIMA-CNR e coordenadora do projeto NEXT-NET.
O workshop, destinado a peritos da indústria, academia e políticas públicas, contou com três apresentações: Celeste Varum, Professora da Universidade de Aveiro e membro do Fórum Estratégico de Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI); António Almeida, Senior Product Owner na Farfetch e Paulo Calçada, Administrador Executivo na Porto Digital.
Durante a segunda parte do workshop, os participantes debateram questões importantes para o futuro das cadeias de abastecimento, como a privacidade e a segurança dos dados, as competências necessárias nas cadeias de abastecimento, os mecanismos do financiamento europeu e a harmonização das normas e da legislação europeia sobre as cadeias de abastecimento.
“O projeto NEXT-NET definiu seis cenários para as cadeias de abastecimento em 2030 e dez estratégias distintas que as empresas podem adotar consoante o seu contexto. Estas estratégias estiveram hoje em exposição à entrada do workshop. Durante o workshop os participantes estiveram divididos em sete grupos para discutirem sobre problemas da cadeia de abastecimento transversais a vários setores industriais e sugerirem algumas recomendações para o futuro”, comentou Ana Barros, investigadora sénior do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC.
No final do evento, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o novo laboratório do INESC TEC dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, o iiLab.
O workshop, que foi dinamizado por Ana Barros e Pedro Senna do CESE, juntamente com Pedro Campos e Patrícia Gonçalves do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, inseriu-se no âmbito do projeto Next-Net (Next generation technologies for networked Europe), que pretende desenvolver uma agenda estratégica de investigação europeia e um plano de ação para as cadeias de abastecimento em 2030.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEP.