INESC TEC organiza FAIM 2013
Mais de 200 especialistas de todo o mundo reuniram-se no Porto durante três dias (entre 26 e 28 de julho) para debater o futuro da indústria de produção.
31 julho 2013
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DEBATEU O FUTURO DA INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO
Organizada pela Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC, a 23ª edição da FAIM (International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing) teve a sustentabilidade como tema central e contou com oradores de renome nesta área como foi o caso de Engelbert Westkamper, do instituto Fraunhofer (Alemanha), responsável pela definição das políticas industriais na Alemanha e em toda a Europa.
Sustentabilidade e futuro da indústria de produção em debate
O tema “O desafio da Sustentabilidade dos Sistemas de Produção globalmente competitivos” deu o mote para a FAIM 2013. Foi em redor da competitividade sustentável dos sistemas de produção no futuro e da melhoria das tecnologias de gestão e fabricação que se centraram as intervenções de vários especialistas nos ramos de automação e engenharia de produção. Nas várias sessões do programa foram apresentados trabalhos inovadores e debatidos temas de relevo na área, tais como simulação, social media, redes industriais, sistemas de produção digitais, gestão da qualidade ou novas tecnologias (RFID, Cloud Computing, entre outras).
As intervenções dos keynote speakers constituíram alguns dos momentos mais enriquecedores da conferência “pela objetividade e relevância dos discursos, fortemente orientados para as futuras necessidades e tendências da indústria europeia e para o papel da indústria como agente dinamizador da economia”, observa o investigador da UESP e elemento da organização, António Almeida.
Entre os keynote speakers esteve Engelbert Westkamper, um dos principais decisores na área das indústrias de produção na Alemanha e na Europa, que apresentou as linhas estratégicas para o setor até 2030. O diretor do INESC Porto José Carlos Caldeira e Lihui Wang (do Royal Institute of Technology, da Suécia) completaram o lote dos principais oradores, trazendo para a discussão o papel dos clusters no aumento da competitividade na indústria de produção, e os desafios para o aumento da sustentabilidade, respetivamente.
Conferência contou com workshops de Robótica, métodos LEAN e do projeto europeu ADVENTURE
A implementação de tecnologias robóticas e metodologias LEAN (que assentam na otimização do fluxo de produção através do aumento da eficiência e da produtividade dos trabalhos); a aposta na eficiência energética na indústria de produção; a importância da robótica na criação de fábricas inteligentes; e a planificação e gestão da produção na fábrica de uma forma energeticamente eficiente, estiveram em destaque na conferência internacional.
Integrado na FAIM 2013 realizou-se também o primeiro workshop do projeto europeu ADVENTURE (Adaptive Virtual Enterprise Manufacturing Environment), que tem como objetivo simplificar o estabelecimento, gestão, adaptação, e monitorização de processos de fabrico em redes colaborativas, através do desenvolvimento de soluções que permitirão a troca de informação entre os parceiros. No workshop discutiu-se a forma como a indústria vê a aplicação dos conceitos e foram apresentadas soluções pelas empresas AIDIMA e Critical Software. Foram ainda demonstradas algumas das funcionalidades dos protótipos já implementados.
Relativamente a estes workshops, organizados em parceria com as Universidades de Coimbra e do Porto, e com a Universidade de Derby, António Almeida observa que “devido à grande afluência verificada nestas sessões, acreditamos que não só propusemos um novo conceito no âmbito das conferências FAIM, mas também fomentámos a criação de novos momentos de partilha científica, fortemente focada em temas críticos para a indústria atual”.
Investigadores do INESC TEC recebem Best Paper Award
Na conferência foram entregues prémios aos melhores papers apresentados. O investigador da UESP Michael Donauer recebeu um Best Paper Award pelo artigo “Nonconformity Root Causes Analysis Through a Pattern Identification Approach”, escrito em colaboração com os investigadores Américo Azevedo (também da UESP) e Paulo Peças (do IST).
A FAIM assume-se como o principal fórum internacional para a disseminação da investigação, da teoria e das práticas mais recentes e mais relevantes em todos os ramos da Automação e da Produção. O evento foi organizado pelo INESC TEC, nomeadamente pelos investigadores da UESP Américo Azevedo (FEUP) e António Almeida.
Discurso Direto
Engelbert Westkamper, Instituto Fraunhofer
“A conferência FAIM 2013 constituiu um forte contributo para os mais recentes desenvolvimentos na área da Indústria de Produção e Automação Flexível. A conferência é a confirmação do sucesso da investigação e a sua aplicação na indústria. Novos tópicos como eficiência energética e capacidade dos processos dão continuidade à integração de inteligência técnica em sistemas de controlo e inovação aberta, a aplicar em equipamento fabril e soluções práticas. No âmbito da conferência tivemos discussões profícuas sobre a relevância das tecnologias de produção para diversos setores industriais. A FAIM 2013 foi muito bem organizada e o programa social na bela cidade do Porto fez desta conferência um evento excelente para todos os participantes”.
Américo Azevedo, UESP/ INESC TEC
"Procurámos associar a este evento internacional a imagem de um Portugal inovador e sustentável e, nesse sentido, desenvolvemos um programa que potenciou a possibilidade de promoção das instituições nacionais envolvidas. Após o término do evento, posso afirmar sem qualquer dúvida que atingimos todos os objetivos a que nos propusemos. Tivemos uma participação elevada e tivemos uma excelente qualidade ao nível científico. A FAIM 2013 contribui decisivamente para o avanço técnico-científico no domínio em que a conferência se enquadra. Foi também uma aposta ganha ao nível do estabelecimento de novos contactos em particular no contexto das atividades do INESC Porto. Parece-me também de salientar a elevada qualidade e profissionalismo que a equipa do INESC Porto demonstrou ao longo de todo o evento!"
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos neste Especial têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, INESC Porto.