INESC TEC organiza reunião do projeto SENSEIVER
A Unidade de Telecomunicação e Multimédia (UTM) do INESC TEC organizou no dia 24 de maio uma reunião do projeto SENSEIVER – Low-cost and energy-efficient LTCC sensor/IR-UWB transceiver solutions for sustainable healthy environment. O objetivo do encontro era fazer um balanço do projeto e demonstrar a sua evolução.
31 maio 2013
A reunião integra-se nos encontros regulares realizados três a quatro vezes por ano pelos membros da “Supervisory Board” do SENSEIVER. Trata-se de um projeto inovador que prevê o desenvolvimento de sensores que serão usados para monitorizar parâmetros ambientais.
O objetivo do consórcio do SENSEIVER é ainda proporcionar um ambiente de excelência onde jovens investigadores podem desenvolver competências nas áreas de redes de sensores sem fios para fins de monitorização ambiental. Neste sentido, no âmbito do projeto propõe-se um conjunto de atividades de investigação que passam pelo desenho de transmissores e recetores sem fios, até ao sensor e aquisição.
A sessão contou com 22 participantes que representaram os parceiros do projeto. Para além do INESC TEC, estiveram ainda representados a University of Novi Sad - Faculty of Technical Sciences (Sérvia), a Vienna University of Technology (Áustria), a Technical University Gheorghe Asachi (Roménia), o Institute of Electron Technology (Polónia), a empresa TES Electronic Solutions GMBH (Alemanha) e a empresa North Point Ltd. (Sérvia).
De destacar que um dos grandes objetivos do SENSEIVER é reforçar as bases técnicas e a formação de jovens investigadores em início de carreira (ESRs – Early Stage Researchers). O encontro serviu ainda para a realização de uma sessão paralela, onde os ESRs contratados por cada instituição no âmbito do projeto puderam apresentar o seu trabalho.
Neste projeto, a equipa do INESC TEC é constituída por Vítor Grade Tavares, Hélio Mendonça e os ESRs contratados, Bilal Hussain (Paquistão) e Iman Kianpour (Irão), todos investigadores da UTM. Esta equipa ficará responsável pelo desenvolvimento de um “Transceiver UWB”. O projeto arrancou em janeiro de 2012 e tem a duração de quatro anos.
UTM/INESC TEC. maio de 2013