INESC TEC organizou Festival Nacional de Robótica 2019
Este evento, promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), tinha como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores e investigadores, mas também de todos aqueles que se interessam pela área, através de competições de robôs autónomos.
03 maio 2019
A SPR elegeu o INESC TEC e a FEUP como organizadores oficiais do Festival Nacional de Robótica 2019.
Foi neste Festival que se apuraram as equipas portuguesas para os eventos internacionais RoboCup, duas competições de robótica, uma mundial e outra europeia, que reúnem as melhores equipas de cada país, e onde Portugal tem apresentado um historial de sucesso. Existiam dois escalões de competição que dão acesso ao apuramento: júnior e sénior.
As equipas que vão representar Portugal nos eventos internacionais RoboCup, nas diversas ligas, são:
- Middle Size League: CAMBADA
- Simulation 3D: FCPortugal3D
- RoboCupJunior OnStage: TUPI, Epra Soul
- RoboCupJunior Busca e Salvamento em Linha: Django
- RoboCupJunior Busca e Salvamento no Labirinto: CENFIM OAZ
- RoboCupJunior Busca e Salvamento em Simulação: Barcelinhos Robotics RS
- RoboCupJunior Futebol Liga Leve: AGSG 2
- RoboCupJunior Futebol Liga Aberta: AGSG 1
- RoboCupJunior OnStage: ALL TOGETHER, Barcelinhos, Saravá Robótico, 5G
- RoboCupJunior Busca e Salvamento em Linha: STORM, LAICA
- RoboCupJunior Busca e Salvamento no Labirinto: MAZE RUNNER, EvolveR
- RoboCupJunior Busca e Salvamento em Simulação: Robotic Builders, ESA Robots 1
- RoboCupJunior Futebol Liga Leve: AGSG 3, AGSG 4
- RoboCupJunior Futebol Liga Aberta: Botnroll, EPF_RJ
As Competições
A competição júnior destinava-se a alunos cuja idade não pode ser superior a 19 anos. Estas equipas eram obrigadas a terem um mentor, que podia ser um professor, mas que no dia das competições não pôde estar junto da equipa.
Por sua vez, a competição sénior destinava-se, sobretudo, a equipas que pertencessem a universidades, politécnicos e institutos de investigação nacionais e internacionais (Alemanha, Holanda, Croácia e Espanha). Na Liga Sénior as equipas podiam ter mais do que cinco membros.
Os resultados das competições
Foram sete os tipos de competição que fizeram parte da competição sénior. Os vencedores, em cada uma das categorias, foram:
- Futebol Robótico Médio: CAMBADA
- Liga de Simulação 3D: magmaOffenburg
- Condução Autónoma: Major Alvega
- Robot@Factory: MinhoTeam 2.0
- Robot@Factory Lite: IPB@Factory
- Robot@Factory Rookie: Novatos
- FreeBots: Augmented Colaboration
Foram também sete os tipos de competição que fizeram parte da competição júnior. Os vencedores, em cada uma das categorias, foram:
- Futebol Robótico Júnior, Liga Leve: AGSG 2
- Futebol Robótico Júnior, Liga Aberta: AGSG 1
- OnStage: TUPI
- Busca e Salvamento Linha: Django
- Busca e Salvamento Labirinto: CENFIM OAZ
- Busca e Salvamento Simulação: Barcelinhos Robotics RS
- FreeBots Júnior: Os Legend
- First Challenger: Rocha 1
A mostra tecnológica
“Ao mesmo tempo que decorriam as competições, o Festival Nacional de Robótica 2019 contou com uma mostra de projetos desenvolvidos nos vários clubes de robótica das escolas do 1º ciclo até ao ensino secundário. Foram também dinamizadas oficinas de formação na área da robótica e programação para alunos e professores do ensino básico e secundário. Tivemos ainda a oportunidade de receber escolas que organizaram visitas de estudo”, explica António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.
A apoiar a organização deste festival estão a Câmara Municipal de Gondomar, Agrupamento de Escolas N.1 de Gondomar e Colégio Paulo VI de Gondomar e diversas outras instituições, incluindo o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores UP, a ESPE – Espinho, o CISTER, o Instituto Politécnico de Bragança, a UTAD e a Universidade de Aveiro.
Conferência ICARS 2019 decorreu de 24 a 26 de abril
Dois dias antes do Festival Nacional de Robótica, ou seja, de 24 a 26 de abril, realizou-se a 19ª IEEE - Conferência Internacional de Sistemas Robóticos Autónomos e Competições 2019 (ICARSC 2019), um evento anual que decorre em Portugal e que está sempre associado ao Festival Nacional de Robótica, e onde é a dada a oportunidade a investigadores nacionais e internacionais, na área da Robótica, de apresentarem os seus resultados de investigação mais recentes.
A Conferência realizou-se também no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Estiveram presentes importantes nomes na área da Robótica, como Bruno Siciliano da Universidade de Nápoles em Itália.
Os investigadores do INESC TEC responsáveis pela organização do Festival Nacional de Robótica e da ICARSC 2019 foram: António Paulo Moreira, Cláudia Rocha, Manuel Silva, José Lima, Pedro Costa.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP, ao P.Porto -ISEP e ao IPB.