Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

INESC TEC participa em evento líder na gestão de media e entretenimento

O INESC TEC esteve presente na ICB 2017 - International Broadcasting Convention, uma das maiores exposições internacionais dedicada a tecnologias de criação, gestão e entrega de media e entretenimento, que decorreu em paralelo com uma série de conferências e eventos destinados especialmente a empresas e profissionais da área. A participação do INESC TEC aconteceu em parceria com a Universidade de Warwick, do Reino Unido.

29 setembro 2017

Como convidados na IBC Future Zone, o INESC TEC deu a conhecer aos visitantes as novas tecnologias desenvolvidas no MASSIVE VR Lab, o mais recente Laboratório de Realidade Virtual, localizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e inaugurado no dia 18 de setembro.

A equipa de investigadores do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) mostrou aos visitantes um ambiente virtual multissensorial dedicado ao turismo virtual. Este demonstrador transporta os utilizadores, de forma imersiva, para o miradouro da Galafura, onde estes podem observar o rio Douro e as vinhas. A componente multissensorial é assegurada pela estimulação da visão, audição, vento e aromas representativos do local em causa.

Esta demonstração foi muito concorrida e deu origem a vários contactos com dezenas de entidades diferentes, tais como a Google, a Fraunhöfer, a BBC, entre outras.

A IBC Future Zone é uma área expositiva que reúne as últimas ideias, inovações e tecnologias da indústria numa showcase area onde os participantes podem conhecer melhor os projetos em curso e estar em contacto direto com as novas tecnologias em desenvolvimento. Este ano, o foco residiu no mundo virtual multissensorial e no desenvolvimento de imagens do futuro, apostando numa mistura de experiências em realidades com tecnologias 3D, áudio, vídeo e projeções holográficas.

Com a primeira edição a remontar ao ano de 1967, a IBC tem vindo a crescer anualmente até se tornar num dos eventos mais influentes na área do media e do entretenimento. No seu 50º aniversário, a iniciativa contou com mais de 1.700 expositores e cerca de 55.000 visitantes.