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Artigo

INESC TEC participa em projeto para melhorar a gestão de aeroportos

Hoje em dia, os principais aeroportos mundiais e nacionais enfrentam um grande desafio, que consiste na procura de uma solução económica que resolva os seus problemas de congestionamento. O novo projeto em que participa o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC designado ASAP - Processos de Atribuição de Slots em Aeroportos pretende abordar esse desafio.

09 julho 2018

Para operar nos aeroportos, uma companhia aérea precisa de dispor de um "slot" de tempo para descolagem ou aterragem de cada voo. No caso dos aeroportos mais congestionados, a atribuição de “slots” é efetuada por entidades de coordenação, que seguem regras de prioridade complexas definidas pela IATA (International Air Transport Association). Essas  regras estão embebidas em aplicações especializadas que atualmente não dispõem de capacidades fortes de otimização, o que pode facilmente levar a decisões de atribuição de “slots” que não são as melhores.

Os principais objetivos do novo projeto ASAP são então o desenvolvimento de uma abordagem de otimização consistente com as regras de atribuição de “slots” da IATA, e a avaliação dos efeitos de alterações dessas regras na utilização da capacidade dos aeroportos. Os resultados serão avaliados com base em dados reais dos aeroportos da Madeira, Porto, Lisboa e São Paulo.

Para desenvolver este projeto, foi criada uma equipa baseada em duas unidades de investigação portuguesas, o CITTA (Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente) e o INESC TEC, juntamente com dois consultores internacionais do MIT e de Carnegie-Mellon. A equipa conta ainda com a colaboração da ANA e da ANAC, as entidades de coordenação de “slots” de Portugal e do Brasil, respetivamente.

O projeto ASAP - Processos de Atribuição de Slots em Aeroportos: Desenvolvimentos nas Orientações e Práticas Atuais, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, num investimento de 239 mil euros, dos quais 203 mil euros correspondem a um incentivo FEDER.