INESC TEC participa em projeto que pretende revolucionar as comunicações em datacentres
Uma equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC vai participar, durante os próximos três anos, no projeto europeu TERAPOD.
27 dezembro 2017
O objetivo deste projeto é criar, testar e proporcionar novas formas de comunicação sem fios capazes de responder à procura por ligações de alta velocidade das próximas décadas, nomeadamente através da demonstração de um sistema de comunicações sem fios num cenário de datacenter, na banda de frequências dos THz.
Os investigadores do CTM envolvidos neste projeto são Luís Pessoa, Henrique Salgado, Vítor Tavares e Maria Inês Carvalho, que têm a tarefa de desenvolver novas antenas em chip em configuração de array, especificamente para a banda dos 300 GHz, que serão integradas em diferentes tipos de dispositivos transcetores.
Este projeto iniciou-se a 1 de setembro de 2017 e tem uma duração de 3 anos. O coordenador do projeto é o Waterford Institute of Technology (WIT), da Irlanda.
A reunião de kick-off decorreu nos dias 13 e 14 de setembro em Waterford, Irlanda, e a representar o INESC TEC esteve o investigador do CTM Luís Pessoa.
Este projeto foi financiado no âmbito do programa H2020-EU.2.1.1. - INDUSTRIAL LEADERSHIP - Leadership in enabling and industrial technologies - Information and Communication Technologies (ICT) e tem um financiamento total de cerca de 3,5 milhões de euros.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.