INESC TEC presente no fórum “Match@Indústria4.0”
Debater prioridades e necessidades tecnológicas no setor da Indústria 4.0 e promover a aproximação entre a academia e a indústria. Foram estes os principais objetivos do Fórum “Match@Indústria4.0”, que decorreu no dia 17 de maio, na Universidade do Minho, em Guimarães. A iniciativa contou com a presença de Ana Barros, colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, com a apresentação “Indústria 4.0: Avaliação de maturidade e Casos de implementação”.
13 junho 2018
O fórum arrancou de manhã com uma sessão de apresentação das competências das universidades do Norte de Portugal, bem como casos de sucesso resultantes da colaboração entre indústria e academia. Seguiu-se uma mesa redonda subordinada ao tema “O que podemos esperar da indústria do futuro?", para discutir boas práticas, desafios e experiências.
De tarde, ainda no espírito da promoção e aceleração de projetos colaborativos universidade-indústria, decorreram reuniões de “match making”, onde empresas previamente registadas puderam discutir com especialistas da área, com vista a futuras parcerias que permitam resolver problemas e criar oportunidades.
O evento foi organizado no âmbito do projeto U.Norte Inova, inserido no programa Norte2020.
U.Norte Inova
O projeto U.Norte Inova surge no sentido de coordenar as universidades do Norte do País num plano que responda à necessidade de atuar no reforço de transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial. Resulta de um investimento de 1,12 milhões de euros, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Este projeto foca-se no apoio às empresas nacionais e no desenvolvimento sistemático e sustentado das suas atividades de inovação e de aceleração da criação de valor, estabelecendo uma ponte para as atividades promovidas nas instituições de ensino superior – Universidade do Porto, Universidade do Minho/TecMinho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, num consórcio assinado a 9 de janeiro de 2015.
A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.