INESC TEC promove integração eletrónica de PME na cadeia de abastecimento alimentar
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, arrancou recentemente com um projeto europeu que tem como objetivo principal conseguir a integração eletrónica das PME (Pequenas e Médias Empresas) na cadeia de abastecimento alimentar. A apresentação oficial do projeto decorreu na segunda semana de janeiro, em Bruxelas, na Bélgica.
27 janeiro 2012
Este projeto de consultoria e desenvolvimento contratado pela Comissão Europeia denomina-se eFoodChain – “Stimulating innovation in the food supply-chain through smart use of ICT: assisting SMEs participate in digital supply chains in the Single Market” e pretende promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na cadeia de abastecimento alimentar, permitindo às PME uma maior participação neste sector.
O eFoodChain envolve a definição/escolha de standards e implementação de pilotos. Nomeadamente, será definido um quadro de trabalho para promover a criação de cadeias de abastecimento digital através do estabelecimento de princípios e regras de suporte à interoperabilidade dos processos de negócios e correspondentes modelos de troca de dados. A intenção é permitir fluxos de dados e de informação sem recorrer ao uso de papel.
O projeto prevê ainda a organização de uma conferência europeia onde será feita a apresentação e validação do quadro criado para a cadeia digital de abastecimento alimentar e dos resultados dos protótipos-piloto.
De realçar que a UESP tem já experiência comprovada na prestação deste tipo de serviços, tendo inclusive já participado em projetos semelhantes, nomeadamente no setor do Têxtil, Vestiário e Calçado (projeto eBIZ-TCF) e, mais recentemente, no setor automóvel (projeto Autogration). O responsável da UESP neste projeto é o investigador César Toscano.
O consórcio do projeto inclui, além do INESC TEC, as seguintes instituições: AGRO EDI EUROPE (França), INOVA+ (Portugal), Assembleia das Regiões Europeias de Produtores de Fruta, Legumes e Hortícolas (AREFLH), Dutch Produce Association (Holanda), Izba Zbozowo Paszowa (Polónia) e a SisTrade (Portugal).