INESC TEC quer dar voz aos media nacionais e colocá-los no mapa europeu
Chama-se NEM Portugal, espelho da europeia NEM (New European Media), e nasceu por iniciativa da TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), em conjunto com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o INESC TEC. A plataforma foi lançada no dia 30 de janeiro, na presença de agentes do Governo e diversos atores do panorama mediático e das TIC, que querem unir esforços para alavancar o tecido empresarial nos domínios dos media, conteúdos interativos e indústrias criativas.
02 março 2015
PLATAFORMA NEM PORTUGAL DEFINE ESTRATÉGIAS PARA O SETOR
A NEM
Portugal tem como objetivo dar voz aos media nacionais, colocando-os no
mapa Europeu e contribuir para o crescimento das exportações neste setor da economia. Tal como a congénere europeia, a plataforma pretende
agregar um conjunto de instituições de investigação e empresas de novos
media e indústrias criativas de forma a otimizar a estratégia e
utilização dos financiamentos nacionais e europeus.
Desafio: exportar os novos media portugueses
A NEM Portugal vai permitir organizar a interação dos atores portugueses com as plataformas europeias, explicitando os interesses nacionais nas estratégias europeias e contribuindo para a formação de consórcios que concorram, de forma mais competitiva, aos fundos estruturais europeus.
No arranque desta plataforma foram já definidas cinco áreas de atuação prioritárias: serviço de produção de media em ambiente cloud-based; criação e manipulação de conteúdos enriquecidos com metadados; ambiente de produção de novos conteúdos Web, 3D, imersivos e de Alta Definição; sistemas de pós-produção multiplataforma flexíveis e inteligentes; e distribuição coerente de conteúdos em ambientes multiplataforma. A NEM Portugal está recetiva a propostas e ideias nestas áreas, que deverão assentar numa lógica que envolva três tipos de instituições: entidades do sistema científico e tecnológico nacional, utilizadores avançados que apoiem a definição e teste dos resultados e empresas que se dediquem à sua exploração comercial.
“Com a NEM Portugal queremos promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, contribuindo, para a sua internacionalização, mas sentimos que não existe uma estratégia global. Existem muitos criadores de novos produtos, com muitas ideias, mas que depois não as conseguem colocar no terreno e é nisso que a NEM pretende ser uma ajuda”, explica Artur Pimenta Alves, membro da comissão fundadora e diretor executivo da NEM Portugal, e que é também um dos diretores do INESC TEC. A plataforma já recebeu algumas ideias mas está ainda numa fase de formalização e associação das empresas/instituições.
Sessão pública de apresentação da plataforma com presença do Governo
As bases da plataforma foram apresentadas por Vasco Lagarto, presidente da CE do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.pt), e por Vladimiro Feliz, presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT) na primeira sessão pública de apresentação que teve lugar dia 30 de janeiro, na Microsoft, em Lisboa. Governo, TIC, representantes de empresas e instituições ligados ao setor debateram nesta secção as tendências e os desafios a que a plataforma se propõe a dar resposta.
Entre as várias personalidades ligadas aos media, destaque para a intervenção de Rosental Alves, docente na Escola de Jornalismo da Universidade de Austin, nos EUA, que discutiu o novo ecossistema dos media, os desafios e oportunidades criados pela revolução digital. Também o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, juntamente com Gustavo Cardoso, professor e investigador do ISCTE-IUL, debateram o tema dos novos media e das novas oportunidades de negócio para a comunicação social. Empresas portuguesas com atividade internacional relevante, como MOG, GEMA, PT INOV, VOICE INTERACTION ou Microsoft, entre outras, deram exemplos de produtos que desenvolveram nesta área ou desafios a que se propõem dar resposta. Complementarmente, o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) apresentou as suas atividades tendo lançado ideias sobre a forma como a NEM poderia ser um instrumento no desenvolvimento das indústrias nacionais de conteúdos.
Do lado do Governo, o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, reafirmou o potencial de inovação que existe e que pode ser explorado pelos media em Portugal, onde os novos instrumentos do Portugal 2020 podem ter um papel importante na renovação necessária face aos novos desafios da digitalização. Já o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, congratulou a iniciativa, referindo que o Governo está a estudar a hipótese de apoiar a adaptação das empresas de media à área digital através de um pacote específico de fundos comunitários. O presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), José Carlos Caldeira, também marcou presença, referindo oportunidades de financiamento para ICT, media e indústrias criativas.
Para o diretor executivo da NEM, a presença de membros do Governo demonstra a importância da iniciativa, que “aparece num momento, num formato e numa área com grande interesse e atualidade, o que nos abre perspetivas em termos da preparação de candidaturas ao Portugal 2020, ou a nível Europeu”. Aliás, recorde-se que, de acordo com o estudo ‘A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa’, divulgado pelo Governo no início de 2014, os novos media são um setor emergente no país, que contribui, de forma ativa, para o aumento das exportações dos produtos culturais made in Portugal.
No evento foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a NEM Portugal e UT Austin, com o propósito de “explorar as potencialidades que a Universidade de Austin pode trazer para eventos a realizar, para a definição da agenda estratégica dos media em Portugal, mas também para funcionar como elemento de ligação das empresas e instituições nacionais a esse poderoso cluster de inovação em novos media, quer em conteúdos quer em tecnologias, centrado em Austin no Texas”, explica Artur Pimenta Alves.
Plataforma é gerida pelo INESC TEC
O INESC TEC apoiará o desenvolvimento da NEM Portugal participando na Direção e oferecendo-se para constituir o Gabinete NEM Portugal que proporciona uma infraestrutura de trabalho e apoio às iniciativas e reuniões a lançar pela plataforma. “Enquanto instituição de I&D financiada em parte por fundos públicos, consideramos ser dever do INESC TEC contribuir com a nossa experiência em inovação e em I&D colaborativa para o lançamento deste cluster estratégico na área dos media digitais”, afirma Artur Pimenta Alves, justificando a participação ativa do Laboratório Associado na plataforma.
O INESC TEC, mais precisamente o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), tem feito, aliás, caminho nesta área. Recorde-se, a título de exemplo, os projetos recentes ImTV - OnDemand Immersive-TV for Communities of Media Producers and Consumers, TravelPlot Porto ou EDCine (Cinema Digital), que surgem na continuidade de inúmeros projetos anteriores com parceiros importantes tais como a BBC, a RTP e a Snell & Wilcox, entre outros. Por isso, Artur Pimenta Alves sublinha a importância do INESC TEC estar associado à plataforma: “é do nosso interesse estabelecer contacto estreito com as empresas para assim melhor formularmos a nossa agenda de investigação”.
Instalado no INESC TEC, o Gabinete NEM Portugal é constituído por Cristina Machado Guimarães e Vânia Gonçalves. Da comissão fundadora da plataforma faz ainda parte a investigadora Maria Teresa Andrade.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.
INESC TEC, fevereiro de 2015