Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

INESC TEC realiza workshop no âmbito do projeto ATM

No dia 15 de fevereiro realiza-se, nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) do INESC TEC, um workshop no âmbito do projeto demonstrador ATM – Advanced Tools Management, com vista a apresentar e discutir resultados, caraterizar o caso de estudo e definir requisitos do sistema de planeamento avançado e gestão de logística.

20 janeiro 2017

O evento conta com uma comunicação de Américo Azevedo, coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, e diretor científico do recentemente criado FABTEC - Laboratório de Processos e Tecnologias para Sistemas Avançados de Produção, e uma visita ao laboratório de robótica industrial do INESC TEC, com vista a conhecer os últimos desenvolvimentos neste domínio.

Nesta sessão pretende-se realizar uma troca de experiências com empresas utilizadoras, garantindo que as soluções em desenvolvimento cobrirão um leque alargado de necessidades no que respeita à gestão de operações em empresas transformadoras, com processos de produção discretos e de elevada complexidade, nomeadamente os que envolvam operações de maquinação recorrendo a utilização de ferramentas dedicadas.

O ATM – Advanced Tools Management, em desenvolvimento pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, pretende apresentar uma solução avançada e competitiva de planeamento de operações, com otimização da utilização de equipamentos e ferramentas, integrada com o sistema logístico AGV Lean.

Os destinatários são essencialmente pequenas e médias empresas que operem no domínio da metalomecânica de precisão, onde se verifica frequentemente a problemática da gestão de ferramentas. A utilização desta solução permitirá aumentar a disponibilidade das ferramentas e o consequente melhoramento na eficiência dos trabalhos, ao reduzir o custo da gestão logística e disponibilizar os respetivos operadores para outras atividades com valor acrescentado.

Para mais informações contactar António Correia Alves (antonio.c.alves@inesctec.pt), coordenador do projeto.

Este projeto tem como parceiros a VANGUARDA – Soluções de Gestão e Organização Empresarial, e a JASIL – J. António da Silva.

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.