INESC TEC vence Prémio Inclusão e Literacia Digital da FCT
Ramiro Gonçalves, investigador no Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica do INESC TEC e professor associado em TI na Universidade de Trás-os-Montes, venceu o Prémio Inclusão e Literacia Digital, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o projeto "Barómetro para Acessibilidade Informática em Portugal".
03 fevereiro 2015
O objetivo do projeto é melhorar os níveis de acesso à Internet em Portugal. Num país onde 70% da população tem acesso regular à Internet, é fundamental desenvolver websites acessiveís. De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium) uma das principais causas para a falta de acessibilidade tem a ver com a fraca compreensão dos criadores de conteúdo web (TIs, consultores, empresas) e dos gestores das organizações no assunto.
Para melhorar este cenário, os investigadores conduziram avaliações e criaram um barómetro de acessibilidade, emitindo uma série de recomendações e boas práticas com métodos, abordagens e técnicas a ser implementados por estes profissionais de modo a melhorar o acesso à Internet.
Segundo Ramiro Gonçalves, que tem conduzido estudo nesta área desde 2007, este prémio "reconhece os estudos e iniciativas desenvolvidas até agora", mas também representa "uma oportunidade para continuar a fazer pesquisa e a disseminar esta área, sempre com o objetivo de melhorar os níveis de acesso à Internet em Portugal".
O Prémio Inclusão e Literacia Digital homenageia projetos de inclusão e literacia digital altamente exemplares que sejam modelos de boas práticas. O prémio contribui para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras, assim como para o encorajamento da partilha e disseminação de boas práticas. Este ano, a FCT premiou 17 projetos.
O investigador do INESC TEC mencionado neste artigo tem ligação à seguinte instituição parceira: UTAD
INESC TEC, Janeiro 2015