Cookies
O website necessita de alguns cookies e outros recursos semelhantes para funcionar. Caso o permita, o INESC TEC irá utilizar cookies para recolher dados sobre as suas visitas, contribuindo, assim, para estatísticas agregadas que permitem melhorar o nosso serviço. Ver mais
Aceitar Rejeitar
  • Menu
Artigo

Investigador da UTM com artigo em revista internacional

Gustavo Carneiro, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), viu um artigo da sua autoria ser publicado na revista Computer Networks (COMNET). Intitulado "Transparent and Scalable Terminal Mobility for Vehicular Networks", este trabalho demonstra uma rede que dá acesso WiFi a dispositivos móveis de passageiros de meios de transportes públicos.

19 abril 2012

O artigo descreve trabalho teórico que foi usado como ponto de partida para o projeto SITMe e que tinha como objetivo desenvolver tecnologia que suportasse as comunicações dos utilizadores de meios de transporte. O artigo descreve uma nova rede metropolitana emalhada, que suporta a interligação destes veículos móveis a estações base WiMax, assim como a paragens de autocarro equipadas com equipamentos de comunicações. 

Esta rede contém equipamentos de comunicações (Rbridges) que são colocadas nos autocarros de modo a dar acesso à WiFi a dispositivos móveis dos passageiros, permitindo-lhes, por exemplo, aceder à Internet. As principais inovações avançadas neste artigo são, por um lado, o facto de as caixas suportarem múltiplas tecnologias de acesso sem que eventuais mudanças tenham impacto nas ligações dos terminais móveis ligados. Por outro lado, os protocolos usados nesta rede foram projetados para funcionar adequadamente em redes muito grandes, com milhares de nós, o que permite que os terminais móveis mudem de ponto de acesso, por exemplo da paragem para o autocarro, sem terminar as ligações estabelecidas.

O artigo dedica especial atenção a dois aspetos: em primeiro lugar, a escalabilidade, ou seja, era necessário que a solução suportasse dezenas de milhares de terminais de passageiros e Rbridges colocadas nos veículos; em segundo lugar, a autoconfiguração, não só dos terminais (era necessário suportar terminais comuns sem que fosse necessário instalar software adicional, ou realizar configurações especiais), mas também da rede (de modo a que não fosse necessária uma configuração especial dos equipamentos de rede, bastando colocá-los no local desejado e ligá-los).

Tudo isto faz com que a extensão e manutenção da rede sejam também muito simples, permitindo custos operacionais bastante mais baixos, suportando múltiplas tecnologias de acesso de forma transparente e com total mobilidade.

Para além de Gustavo Carneiro, o artigo contou ainda com a coautoria de Pedro Fortuna, Jaime Dias e Manuel Ricardo da mesma Unidade. No contexto deste trabalho, acabaram por resultar um conjunto alargado de contribuições para o simulador de redes NS3 [1], a maioria das quais de Gustavo Carneiro, que irá em breve defender a sua tese de doutoramento.

UTM/INESC TEC